55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, agosto 24, 2026

Profissionais da Educação ocupam Câmara de Araguaína e reforçam protesto contra retirada de direitos

Nesta segunda-feira, 3 de novembro, professores e demais profissionais da educação ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Araguaína em mais um ato de mobilização, cobrando diálogo e atendimento às reivindicações da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), a rede municipal de Araguaína conta atualmente com menos de mil servidores concursados e quase quatro mil contratados, cenário que tem impacto direto na adesão ao movimento grevista.

“O grande número de contratos impacta na adesão, pois muitos profissionais têm medo de perder o emprego e acabam indo às escolas pressionados pela gestão. É por isso que surgem informações desencontradas sobre a greve. Mas entre os professores efetivos, cerca de 99% aderiram ao movimento, exceto aqueles que ocupam cargos de confiança”, afirmou a presidenta do Sintet Regional de Araguaína, Rosy Franca.

O sindicato reafirmou que a paralisação segue firme e que a categoria permanece unida na luta pelo cumprimento dos direitos e pela valorização dos profissionais da educação municipal. Segundo o Sintet, o prefeito Wagner Rodrigues tenta retirar direitos históricos dos trabalhadores da educação por meio de alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O projeto que trata das mudanças no PCCR está atualmente em análise pelo setor jurídico da Câmara Municipal e deve, posteriormente, ser encaminhado para as comissões da Casa antes de ser apreciado em plenário.

A categoria promete manter as mobilizações até que haja avanço nas negociações e garantia de que nenhum direito será suprimido.

Por: Geovane Oliveira, com informações do Sintet .

Últimas Notícias

Saiba quais são as atribuições dos governadores e vice-governadores

Nas eleições de 2026, os brasileiros vão escolher os governadores...

Gipão percorre quatro municípios da região próxima a Araguaína ao lado de Dorinha e Eduardo Gomes

Deputado estadual e candidato à reeleição visitou Carmolândia, Aragominas,...

STF impõe nova derrota ao Estado do Tocantins, confirma vitória unânime de candidata da PMTO e majora honorários

Primeira Turma rejeita por unanimidade Agravo Regimental do Estado,...

Veja também