ter. mar 9th, 2021

Proemi atende estudantes e fortalece ensino médio no Tocantins

450 (1)Ação voltada para o fortalecimento do ensino médio brasileiro, o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) vem rendendo frutos no Tocantins. Em 2014, um total de 115 escolas aderiu ao Programa, atendendo a 33.203 alunos. O programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) tem como objetivos aumentar a participação estudantil, o incentivo à pesquisa e o aperfeiçoamento em línguas estrangeiras por meio da extensão da carga horária anual da 1ª à 3ª série do ensino médio.

Para o próximo ano-letivo, segundo projeção da Coordenadoria de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a expectativa é ter a adesão de 256 unidades escolares, com 64 mil estudantes contemplados com o acesso a novas atividades que abrangem diversas áreas de conhecimento no ambiente escolar.

“Junto ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que promove a formação continuada dos professores, o Proemi é uma ação estratégica do MEC para redesenhar o nosso currículo, inserindo no cotidiano dos alunos atividades que não são disciplinas específicas, mas focam a formação integral de cada estudante”, ressaltou a coordenadora de Educação Básica da Seduc, Sâmia Maria Carvalho de Macedo.

Instituído pelo MEC em 2009, o Proemi faz parte das ações do governo federal que objetivam o fortalecimento do ensino médio em todo o Brasil. Dentre as medidas previstas estão a extensão gradual da carga horária mínima anual de 2.400 horas para três mil e o redesenho curricular, articulando conhecimentos à vida dos alunos dentro dos macrocampos Acompanhamento Pedagógico; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Cultura Corporal; Iniciação Científica e Pesquisa; Leitura e Letramento; Línguas Estrangeiras; Participação Estudantil; e Produção e Fruição das Artes.

“Por isto existem oito macrocampos distintos que, em contextos pedagógicos, contemplam, por exemplo, da leitura à cultura e as práticas esportivas. As mudanças no currículo são gradativas; as escolas podem inserir as novas atividades com mais uma hora diária na carga horária ou optar pelos contraturnos. O importante é que sempre ocorram mais adesões, pois todos saem ganhando a partir delas”, complementou Sâmia Macedo.

Adesão

Para aderir ao Proemi, a escola deve ser da rede pública de ensino, oferecer o ensino médio e elaborar um projeto de redesenho curricular que contemple, no mínimo, três dos oitos macrocampos do programa do MEC. Após a elaboração, o projeto deve ser encaminhado para a Seduc, que o analisa e o encaminha para o Ministério, o único responsável pela validação da proposta apresentada. No Tocantins, as próximas adesões ao Proemi poderão ser solicitadas a partir do segundo semestre de 2015.

Já incluído no Programa, o Colégio Estadual de Itacajá apresentou melhorias no ensino médio, conforme conta a diretora da unidade, Klenes Pereira dos Santos Pinheiro. De acordo com a gestora, a partir do Proemi, foi realizada ampliação curricular em todas as áreas de conhecimento. “No macrocampo do Acompanhamento Pedagógico, só para exemplificar, a gente criou um cursinho pré-vestibular para os alunos da 3ª série do ensino médio, e os resultados já chegaram. No reforço pedagógico, focado às 1ª e 2ª série do ensino médio, os alunos apresentaram uma melhoria impressionante”, disse.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dimas arma palanque visando 2022, mas se Carlesse mexer os “pauzinhos” para desmoronar o palanque

Dimas foi pré-candidato ao governo do estado na eleição suplementar de 2018, porém com um desempenho muito franco, na pré-campanha, ele desistiu de ser candidato, alegando insegurança jurídica e insegurança...

Fachin anula todas as condenações de Lula na Lava Jato

Decisão do ministro é válida para todos os processos que envolvem o petista. Com isso, Lula recupera os direitos políticos e se torna elegível novamente. O ministro Edson Fachin, do...

Polícia Civil do Tocantins participa da Operação Resguardo do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nas ações relativas ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente em razão do aumento dos índices nacionais durante a pandemia da Covid-19, a Polícia Civil do Tocantins participa desde...

Wagner convoca mais 153 aprovados no Concurso do Quadro Geral de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assinou portaria nesta sexta-feira, 5, convocando novos aprovados no Concurso do Quadro Geral de Araguaína. São 152 profissionais que assumirão seus cargos nas secretarias...