sábado, outubro 25, 2025

55.3 F
Nova Iorque
sábado, outubro 25, 2025

Produtores rurais devem declarar vacinação contra brucelose até dia 10 de janeiro

350Com o fim do prazo para vacinação contra brucelose, em bezerras bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade encerrando nesta quinta-feira, 31, o produtor rural terá até o dia 10 de janeiro para declarar a vacina junto à Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), no escritório do órgão onde realiza a movimentação do rebanho.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, o Decreto Estadual 860/99 permite que os produtores declarem a vacinação dos animais até dez dias após o fim da campanha, porém, quem deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal e/ou R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

É importante ressaltar que a vacinação contra a brucelose é obrigatória, e no Tocantins, as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19. Já o produtor que não declarar esta vacinação no prazo, deverá utilizar a vacina RB 51, que é autorizada para animais acima de oito meses, mediante autorização de compra feita pela Adapec. O procedimento de vacinação dos animais deve ser realizado por médico veterinário ou auxiliar de vacinador cadastrados na Agência, posteriormente, o produtor rural deverá apresentar a nota fiscal e o atestado de vacinação no escritório da Adapec.

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Regina Barbosa, disse que a expectativa da Agência é continuar batendo os recordes de vacinação contra brucelose nas fêmeas entre 3 e 8 meses de idade neste segundo semestre do ano. “Os produtores estão tomando consciência das perdas econômicas que esta doença traz e os riscos que ela causa à saúde humano, por isso, esperamos alcançar índices de cobertura vacinal acima de 90% como ocorreu no primeiro semestre”, ressaltou Regina.

Dados

No primeiro semestre de 2015 foram vacinadas 415.025 bezerras bovinas, alcançando 93,59% de índice vacinal. Já as bubalinas, das 523 em idade vacinal, 426 foram vacinadas. O Tocantins vem alcançando nos últimos anos índices de cobertura vacinal acima dos atingidos pelos outros estados da federação.

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Mais recente

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Após requerimento de Jorge Frederico, Procon realiza megaoperação contra bebidas adulteradas no Tocantins

Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas...

Veja também