A Black Friday, evento que ocorre, nesta sexta-feira, 24, é uma das datas de maior expectativa comercial, principalmente, para os fornecedores do setor de eletrônicos, que esperam comercializar um volume maior durante toda a sexta-feira e, em alguns casos a promoção, se estende durante todo o fim de semana.

O Procon, por meio da Gerência de Educação para o Consumo, alerta os consumidores sobre as inúmeras tentativas de fraudes em estabelecimentos virtuais e as práticas enganosas com a finalidade de induzir os consumidores ao erro.

Com o intuito de orientar o consumidor para evitar possíveis transtornos, o Procon destaca alguns cuidados e atitudes essenciais para garantir uma compra mais segura e consciente como: pesquisar com antecedência, não comprar por impulso, observar a reputação do estabelecimento em que pretende comprar, ficar atento a e­-mails e sites fraudulentos, além de buscar nos sites informações básicas sobre o fornecedor. Guardar comprovantes de compra, se a aquisição for via internet, observar se a conexão é segura, verificar questões sobre frete e a política de troca e o direito de arrependimento também são cuidados primordiais que o consumidor deve observar.

Comercio eletrônico

Para evitar problemas com os sites, principalmente de comércio de eletrônicos, o gerente de Educação para o Consumo do Procon, José Santa Junior, esclarece que caso ocorra algum dano ou abuso de preços o consumidor deve, primeiramente, fazer contato com o fornecedor para a resolução da questão. Caso não seja devidamente atendido, deve juntar toda a documentação da compra e dirigir-se ao órgão de proteção ao consumidor mais próximo, onde será aberto um processo administrativo com o intuito de sanar o problema.

Atento à movimentação do comércio, o superintendente do Procon, Nelito Vieira Cavalcante, orienta o consumidores que tomem todas precauções necessárias antes de realizar suas compras a fim de que, posteriormente, essa aquisição não gere um conflito entre consumidor e fornecedor.

Considerando que o modelo de compra via internet está entre os mais praticados, o gestor do Procon enfatiza que o consumidor deve ficar atento às precauções apontadas, dentre elas, a confiabilidade do site em que pretende realizar as compras. “O consumidor precisa ser racional na hora de realizar suas compras para não virar alvo de golpistas. Nesse propósito, o Procon tem constantemente realizado ações de educação voltadas para o consumidor que a cada dia tem se mostrado mais consciente de seus direitos e deveres”, avalia.

Dicas para economizar e comprar com segurança podem ser acessadas aqui e lista de sites que devem ser evitados está disponível aqui.

Luciene Lopes/Governo do Tocantins