sexta-feira, outubro 17, 2025

Presidente da Adapec é inquirido sobre controle de agrotóxicos no Tocantins

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Alberto da Rocha, compareceu à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 23, para esclarecer questionamentos, especialmente os feitos pelo deputado Zé Roberto (PT).

A reunião ocorreu por conta da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público.

Entre os pontos questionados estão o fechamento de escritórios e a realocação de servidores. De acordo com Rocha, o processo ocorreu em diálogo com os servidores.

“Alguns foram reaproveitados em outros órgãos estaduais, outros ficaram na Adapec, mas em municípios distintos”, explicou o dirigente. “De fato, eles estavam mal distribuídos”, concluiu.  

Sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, Zé Roberto considerou as centrais distantes dos produtores. “Acredito que é muito difícil alguém sair de Sítio Novo e devolver em Imperatriz (MA)”, comentou. No entanto, conforme técnicos da agência, o Brasil tem uma das melhores taxas de recolhimento do mundo, 95%.

O parlamentar mencionou ainda que órgãos como a Defensoria Pública Estadual e o Ministério Público enfrentam dificuldades para identificar e punir usuários em casos de contaminação.

Técnicos da Adapec explicaram que, por lei, a responsabilidade é compartilhada nas diversas etapas de produção e distribuição do produto. Dizem, porém, haver instrumentos de controle, que vão das notas fiscais emitidas no ato da aquisição, passam pelos receituários agronômicos, até os cadastros de usuários mantidos por associações de revenda. 

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares