As oito prefeituras contempladas para a implantação dos frigoríficos vêm cumprindo com as determinações no preparo das áreas do terreno para implantação dos matadouros. Os municípios de Ananás, Araguanã, Arapoema, Barrolândia, Campos Lindos, Novo Acordo, Wanderlândia e Ponte Alta do Bom Jesus recebem os profissionais de engenharia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), que acompanham “in loco” o andamento das atividades que estão sendo desenvolvidas nos municípios.

O recurso faz parte do acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). Em contrapartida, nesta primeira etapa, as prefeituras ficaram encarregadas de preparar o terreno, deixando a área apta, como limpeza, acesso viário, fechamento (cercas) e plataforma de aterros nos locais previamente definidos pela análise topográfica.

Segundo o engenheiro civil da diretoria de Gestão de Projetos da Seagro, Miguel Caminha, as prefeituras estão dentro do cronograma de planejamento para a implantação dos matadouros. “A equipe de engenharia está contribuindo com o suporte técnico para a implantação dos matadouros nos municípios. Após o processo licitatório, iniciado no dia 7 de janeiro e com data de abertura marcada para o dia 7 de fevereiro, partiremos para a próxima etapa, a construção dos empreendimentos”, argumentou.

Contrapartida dos municípios

De acordo com o prefeito de Araguanã, Hernandes Brito, as atividades iniciais como a limpeza da área, o aterro e os piquetes do local, já estão em andamento. “Estamos fazendo de tudo para atender as solicitações, pois sabemos que é uma obra que vai beneficiar muito a região na oferta de carne de qualidade e criar mais emprego no município”, destacou.

Para o prefeito de Wanderlândia, Eduardo Silva Madruga, os preparativos estão sendo realizados conforme o cronograma de execução. “Já fizemos a limpeza da área e nos próximos dias encerraremos a terraplanagem. Estamos ansiosos para a implantação desta obra, pois é um sonho de 40 anos esperado para ser realizado”, enfatizou.

 Elmiro de Deus / Governo do Tocantins