PF cumpre mandados de prisão contra grupo suspeito de extraviar encomendas dos Correios

PF cumpre mandados de prisão contra grupo suspeito de extraviar encomendas dos Correios

Um grupo suspeito de furtar encomendas dos Correios é alvo da operação Extravios, da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (10). Ao todo, oito mandados são cumpridos em Brasília (DF). A suspeita é que motoristas de uma empresa terceirizada estejam envolvidos na associação criminosa.

Cerca de 20 policiais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, em Brasília. Todos foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins, em Palmas.

A PF disse que as investigações contaram com o apoio da área de segurança corporativa dos Correios e se iniciaram após informações de que encomendas de todos os tipos estavam sendo subtraídas.

Segundo a polícia, o crime ocorria no trajeto entre Brasília a Palmas. A suspeita é que motoristas das cargas, durante o percurso, permitiam o acesso de criminosos aos compartimentos de cargas dos caminhões. Eles abriam de forma o lacre dos Correios de modo a não fazer que haviam sido violados no caminho, conforme as investigações.

“Verificou-se que o esquema criminoso identificado contava com a atuação coordenada de funcionários particulares de pessoa jurídica prestadora de serviços para os Correios e terceiros, todos associados com o fim específico de se apropriarem de bens de particulares que estavam em posse dos acusados em razão da função exercida”, disse a PF.

O crime gera prejuízos aos Correios, que ficam obrigados a indenizar os remetentes das encomendas. Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, furto e associação criminosa.

Fonte G1 Tocantins