55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, julho 7, 2026

PEC estabelece limite para emendas parlamentares individuais

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2021, apresentada pelo deputado Amélio Cayres (SD), na sessão plenária vespertina de terça-feira, 16, altera o Parágrafo 10 do Art. 81 da Constituição Estadual. Caso a referida PEC seja aprovada as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão autorizadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo ao Legislativo.

O artigo 81 da Constituição Estadual reza que “os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pela Assembleia Legislativa, quando oriundos do Estado, e pela Câmara Municipal, quando forem do Município”.

Em sua justificativa, Cayres afirma que esse requisito já está incluído na Constituição Federal pela Emenda nº 86, de 2015. Tal fato ratifica a importância da adoção do mesmo requisito no tocante ao recurso estadual”, afirma o parlamentar.

Segundo Cayres, a sociedade passa por mudanças profundas em todas as áreas e todos os meses as prefeituras precisam complementar despesas, dada a grande demanda de serviços, desde a atenção básica até a média e alta complexidade.

“Nesse panorama, a aplicação e a gestão dos recursos públicos é elemento primordial para o pleno funcionamento da estrutura administrativa. Por isso, qualquer recurso adicional que conseguirmos é muito importante, pois aumenta a efetividade das ações”, complementa o deputado.

A PEC recebeu o apoio e assinatura de todos os deputados estaduais.

Últimas Notícias

Em busca do primeiro estágio? CIEE reúne 55 oportunidades para estudantes do Tocantins

O Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE está com 55 vagas abertas...

Exposição Agropecuária de Almas impulsiona empreendedorismo e desenvolvimento regional com programação do Sebrae Tocantins

Instituição leva capacitações, orientações técnicas e soluções voltadas à...

Rotulagem será obrigatória: entenda as regras para uso de IA nas eleições de 2026

Advogado especialista em Direito Eleitoral Luciano Hanna explica quais...

UFNT publica edital para ingresso no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por...

Veja também