qua. jan 27th, 2021

Na Assembleia, presidente do CFO pede a deputados mais recursos para saúde bucal no orçamento de 2018

Após a mobilização que garantiu a criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional, Juliano do Vale cobra de deputados mobilização idêntica no Tocantins. “Todos os avanços que a odontologia precisa dependem de legislação”, disse, ao ressaltar a relevância da articulação política da categoria.

Em sessão solene em homenagem aos dentistas realizada na manhã desta terça-feira, dia 31, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, reivindicou aos deputados mobilização por mais recursos para a saúde bucal no orçamento de 2018. “O CFO tem lutado com todas as forças para valorizar a profissão. Estamos em vias de fecharmos o orçamento público do ano que vem e lutamos para que todos conselhos regionais de todo o Brasil trabalhem de forma articulada para garantir mais recursos para a saúde bucal. É uma ação pioneira do CFO em parceria com os conselhos regionais na defesa de quase 300 mil cirurgiões dentistas e 100 mil técnicos espalhados por todo o Brasil. E mais defesa da saúde pública”, afirmou, em pronunciamento, durante a sessão, em homenagem ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, e pela Semana Nacional da Saúde Bucal.

Ao destacar a recente criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional, uma conquista do CFO com a adesão de 336 deputados federais, Juliano do Vale solicitou empenho dos parlamentares para uma articulação idêntica no Tocantins, que traria garantias às demandas da odontologia e de seus profissionais no Estado. “Todos os avanços que a odontologia precisa dependem de legislação. Garantia de orçamento, salários, condições de trabalho e postos de emprego são alguns dos exemplos, segundo os quais, se não tivermos bancada política atuante, trabalhando e defendendo a odontologia, enfrentaremos dificuldades”, disse, em seu pronunciamento, Juliano do Vale. “Faço o apelo para que a mesma iniciativa seja feita aqui no Tocantins. Entendo essa sessão solene como o primeiro passo para essa mobilização. Isso aqui é o registro da importância da nossa profissão, é um ponta pé inicial para o fortalecimento ainda maior da odontologia”, complementou.

Para Juliano do Vale, com a Frente, a odontologia se fortalece em termos de representatividade nos Parlamentos, onde se discutem as leis. “O trabalho do CFO que resultou na criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional é um importante passo. Teremos deputados federais comprometidos em ouvir e atuar pelas as demandas da classe odontológica. Um exemplo desse em nível estadual é uma iniciativa que reforça esse trabalho”, comentou.

Ao se dirigir à deputada estadual Luana Ribeiro (PR), que presidiu a sessão, o presidente do CFO disse ser fundamental para a classe contar com apoio de agentes públicos que defendem a odontologia. “Temos que ter compromisso com os agentes públicos que valorizam a odontologia e trabalham em prol de nossa profissão, reconhecem a nossa importância dentro do sistema de saúde”, declarou, ressaltando ainda a participação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos), que foi quem mobilizou os deputados para a criação da Frente Parlamentar, em Brasília.

COMPROMISSO DA DEPUTADA

A deputada Luana Ribeiro, que após pedido do CFO requereu a realização da sessão, se colocou à disposição das entidades nas demandas relacionadas à saúde bucal. “A odontologia é uma das áreas mais importantes na área da saúde. O Tocantins, por exemplo, é referência na área hospitalar da odontologia. Contem com nossa luta e nosso apoio.  O Conselho Federal e tem sua dimensão nacional ao englobar todo o país. Muito nos honra ter um tocantinense presidindo o conselho federal. Mostra que nosso Tocantins é forte e tem representatividade”, afirmou a deputada, logo após o pronunciamento de Juliano do Vale.

REIVINDICAÇÕES

Outro momento da sessão com destaque para reivindicação e melhorias aos profissionais da odontologia foi protagonizado pelo presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto), Ricardo Martinez Camolesi. Ele reforçou o pedido para melhor representatividade da categoria e citou, entre outras demandas, a concretização dos planos de cargos e carreiras dos profissionais nos municípios, a melhoria das condições de trabalhos dos dentistas no Tocantins e cumprimento de lei da odontologia, instituída no Estado. “Nós somos uma classe que luta e estamos aí para salvar vidas”, comentou.

HOMENAGEM

Houve homenagens concedidas pela deputada Luana Ribeiro, que presidiu a sessão. Foram agraciados com uma réplica de um dente simbolizando a profissão dos cirurgiões o ex-deputado estadual Raimundo Palito, o próprio presidente do CFO, Juliano do Vale, e a familiares de Cláudio Roberto Souza Abella e Flávio Augusto da Silva Souza, já falecidos, pelo trabalho desenvolvido à odontologia tocantinense.

Escolhido para falar em nome dos parentes e amigos dos homenageados, Juliano do Vale destacou a representatividade da classe na sessão. “Estão aqui representantes de todas entidades da odontologia do Estado, faculdades, Conselho Estadual de Saúde, entre outros, o que nos orgulha muito. Estou multiplamente emocionado por falar em nome dos homenageados. Satisfação de ter convivido com os três homenageados que tanto fizeram para a nossa profissão. Homenagem muitíssima justa, pois, eles são merecedores desse reconhecimento”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 5.400 doses da Coronavac chegam ao Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente,...

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...