Política
MPE quer anulação do contrato firmado pela Prefeitura de Araguaína para a gestão dos serviços de saúde

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, ingressou, na segunda-feira, 1º, com ação civil pública na Justiça na qual requer que seja declarada nula a contratação do Instituto Sulamericano de Desenvolvimento de Gestão (ISDG) para o gerenciamento e execução dos serviços das três principais unidades públicas de saúde da rede municipal de Araguaína: Hospital Municipal de Araguaína, Ambulatório Municipal de Especialidades e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A ação, impetrada contra o município de Araguaína e o ISGD, tramita na 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína. No documento, é alegada uma série de irregularidades referentes aos atos administrativos de contratação e aos atos de qualificação do Instituto. O contrato envolve o pagamento de R$ 114 milhões por ano ao ISDG
Segundo os argumentos sustentados pelo Promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, não houve comprovação de que o ISGD atende aos requisitos de capacidade financeira e experiência profissional no ramo de saúde pública. Nos atos de contratação, também não houve consulta prévia ao Conselho Municipal de Saúde, procedimento exigido pela lei federal nº 8.142/1990, que trata sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)
A ação civil pública chama a atenção para o fato de que o Instituto Sulamericano de Desenvolvimento de Gestão foi constituído em 27 de agosto de 2014. Apenas dois dias depois, em 29 de agosto, o município abriu chamamento às empresas interessadas na prestação dos serviços. Enquanto corriam os prazos para participar da concorrência, cerca de um mês depois, em 29 de setembro, o Instituto foi qualificado pelo município como Organização Social. A qualificação era pré-requisito para poder concorrer
Os prazos curtos, além de denotarem que o ISGD foi constituído especialmente para participar da concorrência, também mostram que o Instituto não possui a experiência necessária na área de saúde. Antes, a empresa existia com o nome de Instituto Empregar, possuindo o mesmo CNPJ, e não abrangia a prestação de serviços de saúde em seu campo de atuação
Também chama a atenção o fato de que a Promotoria de Justiça tentou localizar as dependências físicas do ISGD, que tem endereço cadastrado na cidade de Goiânia. No entanto, em contato telefônico com a recepcionista do prédio localizado no endereço informado, foi informado que nunca existiu nenhuma entidade com o nome de Instituto Sulamericano de Desenvolvimento de Gestão naquele local.
Política
Com o apoio de lideranças e famílias de Araguaína, Madruga segue firme na pré-campanha para deputado estadual

Eduardo Madruga é um dos pré-candidatos a deputado estadual (PSD), tem conquistado muito apoio da população de Araguaína. Ele já teria conquistado o apoio de pelos menos 30 lideranças políticas e dezenas de famílias, que podem render até 3,500. Votos na próxima eleição, só na cidade.
A conquista de apoio que consolidou sua pré-campanha em Araguaína, pode ser influenciado pela proximidade de Wanderlândia com Araguaína e pelas boas gestões que fez durante seus mandatos de prefeito em Wanderlândia. Essa proximidade e essas boas gestões podem ser decisivas pra ele conseguir o apoio necessário para vencer as eleições.
O pré-candidato a deputado estadual. Madruga, agradeceu o apoio recebido das famílias e lideranças políticas da cidade. Segundo ele, seu domínio eleitoral é em Wanderlândia, mas ele se sente muito bem como a cidade Araguaína e suas população. “Eu estive quase todos os dias nas cidades, claro que se for em uma candidatura vitoriosa vou trabalhar também para Araguaína” disse Madruga.
Por: Geovane Oliveira
Política
Em Arapoema, Lázaro Botelho participa do lançamento de obras na TO-230

O pré-candidato a deputado federal, Lázaro Botelho (Progressistas), acompanhou o Governador Wanderlei Barbosa e comitiva em agenda no município de Arapoema na tarde deste sábado, 25. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para início das obras de conservação e manutenção da TO-230, trecho que liga Bandeirantes a Arapoema – no entroncamento da BR-153.
O evento faz parte do Plano de Pavimentação, Recuperação e Conservação do Estado, lançado este mês e orçado em aproximadamente R$ 700 milhões. Serão 30 trechos de rodovias estaduais recuperados em todas as regiões do Tocantins.
Lázaro lembrou que a obra atende uma solicitação da deputada estadual, Valderez Castelo Branco, por meio de requerimento na Assembleia Legislativa e reforçou a necessidade dos representantes políticos estarem atentos às demandas da comunidade.
“Arapoema cresce com forte tendência para o desenvolvimento econômico no setor agropecuário, especialmente na criação de bovinos de corte. Uma malha asfáltica recuperada contribui para o escoamento da produção, e beneficia também a agricultura familiar tão presente na região”, disse.
O pré-candidato parabenizou ainda o Governo do Estado e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) pelo trabalho. “Em pouco tempo, está fazendo do nosso estado um verdadeiro canteiro de obras, dando atenção e investindo em todos os 139 municípios”, declarou.