55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, janeiro 27, 2026

MPE obtém condenação de ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins

e3bae2a275cb3995a5b9d7152a92665f-width-400 (1)O ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins João Pereira da Costa foi condenado em decorrência de uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania de Porto Nacional, ainda no ano de 2008. A ação por ato de improbidade administrativa apontou a emissão de cheques sem fundos e a sustação dos mesmos durante sua gestão, entre os anos de 2001 e 2004.

De acordo com a Promotoria de Justiça, em 2004 foram emitidos três cheques, que totalizavam R$ 4.500,00, a uma empresa que comercializava peças de automóveis, no entanto, quando apresentados ao banco, os mesmos haviam sidos sustados pelo gestor sem qualquer motivação legal. Para o MPE, tal conduta configura má-fé do administrador e atenta contra os princípios da administração pública.

Na decisão, a Justiça reconheceu a prática de improbidade administrativa e condenou o ex-prefeito a pagamento de multa civil correspondente a 10 vezes o valor da remuneração recebida à época em que era prefeito do município; a suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos e a perda da função pública, caso esteja ocupando. O réu ainda pode recorrer da decisão.

 

Últimas Notícias

Dorinha destaca investimentos em educação durante inauguração de escola em Colinas

Unidade estava há quase dez anos aguardando conclusão e...

Conheça a programação da Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/26 no Tocantins

Evento será realizado no dia 30 de janeiro, em...

Sebrae lança Agenda 2026 com programação focada no desenvolvimento dos pequenos negócios no Jalapão

Iniciativa reúne cursos, palestras e ações estratégicas para fortalecer...

Cia Art’Sacra abre recrutamento de elenco, equipe técnica e figurantes para a 22ª edição da Paixão de Cristo

A Cia Art’Sacra abriu oficialmente as inscrições para o...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.