Faleceu nesta terça-feira (3) o desembargador aposentado José de Moura Filho, aos 78 anos. O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) confirmou a morte do magistrado, que estava internado há alguns meses em um hospital em São Paulo. A causa do falecimento não foi divulgada.
Natural de Pedro Afonso, José de Moura Filho iniciou sua trajetória no serviço público em 1966, atuando como escrivão de crime, antes de se formar em Direito pela Faculdade Católica de Goiás. Sua brilhante carreira na magistratura teve início em Goiás, após ser aprovado em concurso público em 1981. Ele começou sua jornada na Comarca de Sanclerlândia.
Com a criação do Estado do Tocantins, Moura Filho foi transferido para a Comarca de Miracema e, em 1990, fez história ao se tornar o primeiro desembargador empossado em Palmas, marcando o início de uma importante etapa no judiciário do novo estado. Ele se aposentou da magistratura em 2020, após décadas de serviços prestados.
Durante sua trajetória, o desembargador ocupou cargos de destaque, como a presidência e a corregedoria do TJTO, além de ter presidido o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Seu trabalho e dedicação também lhe renderam o Título de Cidadão Palmense, em reconhecimento aos serviços prestados ao estado.
José de Moura Filho deixa um importante legado no judiciário tocantinense. Casado com Maria Edite de Souza Moura, ele deixa quatro filhos. Até o momento, as informações sobre o velório e o sepultamento não foram divulgadas.
A perda do desembargador representa um momento de grande tristeza para a comunidade jurídica do Tocantins e para todos que tiveram o privilégio de conhecer sua dedicação e compromisso com a justiça.
Por: Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins