sexta-feira, outubro 17, 2025

Ministro dos Transportes anuncia data da implosão da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira

Nesta quinta-feira (23), o Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a data para a implosão dos trechos remanescentes da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ficaram de pé após o desabamento de um de seus vãos. A ação está prevista para o dia 2 de fevereiro e foi divulgada durante uma coletiva de imprensa transmitida pelo CanalGov, no YouTube.

“Nós tivemos o salvamento, com o resgate das vítimas. Agora nós teremos a reconstrução. O primeiro grande ponto é a implosão do remanescente da ponte, que será feito no próximo dia 2. Nós vamos reconstruir e entregar a ponte construída ainda neste ano”, declarou o ministro, destacando o compromisso do governo em resolver a situação o mais rápido possível.

Durante a coletiva, Renan Filho também fez uma análise histórica e técnica sobre a estrutura e o uso da ponte, construída em 1964 para integrar a região, mas que, com o tempo, passou a enfrentar desafios impostos pelas mudanças no cenário econômico e logístico do Brasil.

“Aquela ponte não foi construída para escoar produção, ela foi construída para integração nacional. E, de lá pra cá, o Brasil mudou muito. O Matopiba passou a ser uma das regiões mais produtivas do mundo, e a ponte, não dimensionada, no momento em que recebeu três caminhões com grande peso, ruiu. O problema é que, carregando carga muito pesada, não foi paralisada a passagem de veículos pesados. Até que chegou o momento e a ponte colapsou”, explicou Renan Filho.

A reconstrução da ponte, que conecta os municípios de Estreito e Aguiarnópolis, será uma prioridade para o Ministério dos Transportes. A estrutura é estratégica não apenas para a mobilidade regional, mas também para o desenvolvimento econômico do Matopiba, uma das áreas agrícolas mais importantes do país.

O colapso da ponte gerou grande impacto na logística local e preocupações quanto à segurança das demais estruturas da região. O governo federal, agora, promete agilidade e eficiência tanto na remoção dos escombros quanto na entrega da nova ponte.

Por Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins.

Últimas notícias

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Novo biofungicida controla fungos de solo com até 80% de eficiência

Uma bactéria encontrada no Cerrado pode fortaceler o combate...

Valdemar Costa Neto diz que Bolsonaro decidirá nomes da chapa da direita para 2026

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou...

Artigos Relacionados

Categorias populares