55.3 F
Nova Iorque
sexta-feira, novembro 14, 2025

Ministra francesa do Meio Ambiente assume presidência da COP21

Ministra francesa da Ecologia, Segolene Royal, e o premiê francês, Manuel Valls, em uma sessão da Assembleia Nacional em Paris na terça-feira (16) (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Laurent Fabius deixou posto após assumir novo cargo no governo.
Em novembro, Marrocos liderará a conferência da próxima edição.

A ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, anunciou nesta quarta-feira (17) que assumirá até novembro a presidência da conferência sobre o clima da ONU (COP21), que o ex-titular de Relações Exteriores, Laurent Fabius, deixou devido ao seu novo cargo à frente do Conselho Constitucional.

Em novembro, a presidência recairá no Marrocos para a COP22. Enquanto isso estão previstas várias reuniões formais, em particular o lançamento, em 22 de abril em Nova York, da assinatura do acordo obtido em dezembro em Paris.

O presidente François Hollande “me propôs esta responsabilidade e eu a aceitei”, declarou Royal, ex-mulher de Hollande, ao canal iTÉLÉ.

Laurent Fabius, que em um primeiro momento pensou em acumular suas funções de presidente da COP21 e do Conselho Constitucional, renunciou na segunda-feira em uma carta dirigida a Hollande.

Organismo independente, o Conselho Constitucional é responsável por velar pelo respeito da Constituição francesa e verificar a conformidade das leis com a Carta Magna.

Na reorganização governamental da semana passada, as funções de Ségolène Royal foram ampliadas e seu cargo agora é o de ministra do Meio Ambiente, Energia, Mar e “encarregada das relações internacionais sobre o clima”.

Da France Presse

Últimas Notícias

STF Decide que Recreio Pode ou Não Integrar Jornada de Professores Conforme Cada Caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (13),...

Fraudes no INSS: ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos da PF

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao...

Câmara Municipal de Araguaína apresenta balanço positivo no aniversário de 67 anos da cidade

Em 2026, o trabalho legislativo realizado pela Câmara Municipal...

Assembleia aprova emenda de Gipão que inclui construção de ponte em Aragominas como meta prioritária da LDO 2026

A Assembleia Legislativa aprovou a emenda aditiva, apresentada pelo...

Veja também