quinta-feira, setembro 18, 2025

Meteorologista da Unitins fala das incertezas climatológicas e o fim do período chuvoso

Meteorologista da Unitins, José Luiz Cabral. (Foto Carlos de Bayma)Os meses de abril e maio habitualmente assinalam o fim do período chuvoso com a precipitação diminuindo gradativamente. No entanto, os modelos meteorológicos continuam apontando para um quadro de incertezas na climatologia.

Para ter uma noção desse quadro de incertezas, o pesquisador do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH), professor José Luiz Cabral, explica que só nos últimos dez dias choveu mais do que o dobro do esperado para todo o mês de abril.

Sobre as fortes chuvas recentes, o pesquisador explica que se deve a um fenômeno atmosférico chamado zona de convergência de umidade que tem trazido água para a região central do país. “São frentes frias que estão avançando com mais frequência. Nesse trimestre estamos esperando a redução das chuvas”, argumenta.

“Então, passamos por um período pluviométrico cheio de incertezas. Pelo ponto de vista agrícola, foi bom. Quem plantou soja, por exemplo, conseguiu boa safra, apesar de o início ter sido penoso, pois a chuva demorou chegar. Agora já era para termos uma redução gradativa da precipitação, mas as incertezas climatológicas têm perdurado até agora”, comenta Cabral. 

 

Últimas notícias

Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta...

Tiroteio em frente à unidade prisional de Paraíso do Tocantins deixa dois detentos mortos e três feridos

Um ataque a tiros na porta da Unidade Prisional...

Jornada Tocantinense de Psiquiatria 2025 promove debates sobre prevenção ao suicídio em Palmas

Na próxima quarta, 17, Palmas recebe a Jornada Tocantinense...

PEC da Blindagem: Deputados do Tocantins votam para se proteger da Justiça e revoltam a população

Brasília ferveu nesta terça-feira (16)! Em uma votação histórica...

Artigos Relacionados

Categorias populares