55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 28, 2025

Meteorologista da Unitins fala das incertezas climatológicas e o fim do período chuvoso

Meteorologista da Unitins, José Luiz Cabral. (Foto Carlos de Bayma)Os meses de abril e maio habitualmente assinalam o fim do período chuvoso com a precipitação diminuindo gradativamente. No entanto, os modelos meteorológicos continuam apontando para um quadro de incertezas na climatologia.

Para ter uma noção desse quadro de incertezas, o pesquisador do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH), professor José Luiz Cabral, explica que só nos últimos dez dias choveu mais do que o dobro do esperado para todo o mês de abril.

Sobre as fortes chuvas recentes, o pesquisador explica que se deve a um fenômeno atmosférico chamado zona de convergência de umidade que tem trazido água para a região central do país. “São frentes frias que estão avançando com mais frequência. Nesse trimestre estamos esperando a redução das chuvas”, argumenta.

“Então, passamos por um período pluviométrico cheio de incertezas. Pelo ponto de vista agrícola, foi bom. Quem plantou soja, por exemplo, conseguiu boa safra, apesar de o início ter sido penoso, pois a chuva demorou chegar. Agora já era para termos uma redução gradativa da precipitação, mas as incertezas climatológicas têm perdurado até agora”, comenta Cabral. 

 

Últimas Notícias

PF prende coronel do Exército no Tocantins por participação em trama golpista

A Polícia Federal cumpriu, neste sábado (27), dez ordens...

Wanderlei Barbosa presta última homenagem a Moisés Avelino, em Paraíso

Em reconhecimento à trajetória e em solidariedade pelo falecimento...

Vereador Gabriel do Dito promove Natal Solidário e reforça atuação social em Araguanã

O vereador de Araguanã Gabriel do Dito (PP) realizou,...

Governo estadual decreta luto oficial pela morte do ex-governador Moisés Avelino

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial...

Veja também