55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 9, 2026

‘Manifestantes antidemocráticos serão tratados como criminosos’, diz Alexandre de Moraes

Danilo Vital, Conjur – Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, não há como contestar um resultado das urnas que foi democraticamente divulgado por meio de movimentos ilícitos, antidemocráticos e criminosos. Esses serão combatidos e responsabilizados sob a pena da lei.

“Aqueles que, criminosamente, não estão aceitando os resultados e, criminosamente, estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos, e as suas responsabilidades serão apuradas”, afirmou o ministro, ao final da sessão de julgamento desta quinta-feira (3/11).

O presidente faz menção à horda de manifestantes que foi às ruas desde domingo, após a eleição de Lula para presidente do Brasil, protestar e contestar o resultado das urnas e, em alguns casos, pedir intervenção militar e o fim da democracia. Até suspeita de nazismo existe no Brasil.

Como mostrou a revista eletrônica Consultor Jurídico, o bloqueio de rodovias promovido por bolsonaristas pode configurar crime contra o Estado Democrático de Direito. Há ainda a suspeita de omissão do próprio presidente Bolsonaro, que demorou para se manifestar.

Ao se manifestar nesta quinta, Alexandre de Moraes destacou que a apuração dos votos do segundo turno da eleição presidencial se encerrou às 00h18 da segunda-feira (31/11). Desde as 20h do domingo, no entanto, já era possível saber matematicamente a vitória de Lula.

“Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado das eleições no mesmo dia — nessa hipótese de 2022, três horas após o final da eleição, mostrando novamente a eficiência, competência e rapidez das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro”, elogiou.

Fonte: 247

Últimas Notícias

Wanderlei Barbosa nomeia Marcos Antônio de Sousa para vaga de desembargador do TJTO

Advogado foi escolhido pelo governador após formação de lista...

Café Empreendedoras em Foco fortalece negócios liderados por mulheres na Região Sul de Palmas

Iniciativa reúne gestoras para troca de experiências, networking e...

Marcos Júnior entra oficialmente na disputa pela Assembleia Legislativa

Vereador e vice-presidente da Câmara Municipal entrou oficialmente na...

Justiça afasta vereador da presidência da Câmara Municipal de Juarina após falhas em eleição suplementar

O juiz Fábio Costa Gonzaga, em substituição na 2ª...

Veja também