Mais de 80% das mortes por coronavírus no Tocantins estão no interior do estado, mostra levantamento

Região do Bico do Papagaio é a mais afetada pela pandemia. Araguatins tem a maior taxa de mortalidade da doença no estado.

Um levantamento feito com base nos dados divulgados pela secretarias de saúde mostrou que mais de 80% das mortes por Covid-19 no Tocantins foram registradas no interior do estado. A região mais afetada é o extremo norte, conhecido como Bico do Papagaio. Araguatins tem a maior taxa de mortalidade, com mais de 11% dos infectados indo a óbito.

Em outros estados também há concentração de casos do tipo no interior, mas em proporções menores. No Rio Grande do Sul são 68% das mortes no interior e no Paraná o índice chega a 60%.

Depois de Araguatins, as maiores taxas de mortalidade do Tocantins ficam em Miranorte, com duas mortes e também na casa dos 11%. Em seguida aparecem cidades como São Miguel do Tocantins, Augustinópolis e Paraíso do Tocantins, todas com mortalidade mais perto dos 4%.

Para o infectologista Flávio Milagres o resultado já era esperado. “Isso se deve a menor mobilidade desta população, muitas vezes uma população de uma faixa etária mais avançada e que adotaram também um isolamento. Mas invariavelmente há uma tendência dela então ir para essa região do interior do estado”.

No Tocantins, a maioria dos infectados pelo coronavírus é mulher, embora com uma diferença pequena com relação aos homens. Já a faixa etária com mais infectados é a entre 30 e 39 anos, bem diferente da maioria da mortes, que foi registrada principalmente na faixa etária dos que têm mais de 80 anos.

“Vai ser extremamente importante a participação dos agentes de saúde. Nós temos como se fosse um exército que pode cuidar dessa população. Monitorando cada morador e se ele tem um fator de risco, se ele tem a necessidade de internação ou não”, completa o infectologista.

Fonte TV Anhanguera