O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) recebeu o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Tocantins, Marcos Koche, em seu Gabinete, nesta terça-feira (26), em Brasília-DF. Na ocasião, o parlamentar se manifestou favorável a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
Criado em 2021, o programa busca reduzir os prejuízos ao setor, que ficou estagnado durante a pandemia da Covid-19, quando aglomerações eram proibidas. Até então, foram realizadas três medidas centrais para recompor as finanças das empresas do setor de eventos: o reparcelamento de dívidas fiscais, a redução de tributos federais por 60 meses e indenizações em caso de redução drástica de faturamento.
Algumas atividades contidas no benefício foram: realização de congressos, feiras e eventos sociais e esportivos; realização de shows, festas e festivais; organização de buffets sociais e infantis; casas noturnas e casas de espetáculo; hotelaria em geral; administração de salas de cinema; e prestação de serviços turísticos.
Lázaro Botelho considera justa a diminuição de impostos feita pelo programa, que possibilitou negociar os compromissos fiscais e bancários, cumprir obrigações com os clientes, preservar e aumentar os postos de trabalho e realizar investimentos para expandir os negócios e, assim, potencializar a economia. “O programa atende seu propósito: acelerar a recuperação de um dos setores que mais sofreu durante a pandemia. Eventos e Turismo geram empregos em todo o país, e no Tocantins não é diferente. Por isso, manifestamos nosso apoio ao Perse e firmamos nosso compromisso com empresas e trabalhadores do setor”, afirmou o deputado.