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Inscrições para processo seletivo do Colégio Militar de Palmas começam nesta segunda

Foto 1 - foto Luciano Ribeiro- Fachada Colégio MilitarAs inscrições para o processo seletivo do Colégio da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas, começam nesta segunda-feira, 3, e seguem abertas até 28 de novembro. Para 2015, são 400 vagas, sendo 130 para a 6ª série do ensino fundamental e 270 para o nível médio.

Para o ingresso no ensino médio são disponibilizadas 179 vagas para o Curso Técnico em Redes de Computadores; 32 vagas para o Curso Técnico em Instrumento Musical e 59 vagas para o Curso Regular. Das 130 vagas para o nível fundamental, metade é no período matutino e o restante no vespertino. As do nível médio são todas em período integral. As inscrições podem ser feitas nos endereços eletrônicos www.seduc.to.gov.br e www.pm.to.gov.br.

A realização da prova está prevista para o dia 7 de dezembro e a avaliação se dará em fase única, composta por 40 questões de múltipla escolha. Dessas, 20 serão de língua portuguesa e outras 20 serão de matemática. O local da aplicação das provas ainda não foi definido. As provas de nível fundamental serão realizadas a partir das 8 horas e as de nível médio começam às 13h30. Ambas têm duração de quatro horas.

De acordo com a capitã Iramara Galvão Sales, diretora geral do Colégio da Policia Militar de Palmas, o currículo pedagógica da escola é um dos diferenciais que atrair os alunos para escola. “Nós oferecemos o ensino profissionalizante e integral; enquanto as outras [instituições] de ensino médio oferecem 13 disciplinas, nós oferecemos 26 em tempo integral, e temos os profissionais que são muito compromissados. Nós somos a terceira Escola do Estado mais bem classificada pelo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, ressaltou.     

Ensino e aprendizagem

Ainda segundo Iramara, o ensino da escola tem atraído muitos pais na busca de vagas para os filhos e o processo seletivo é uma forma democrática para ingresso na instituição. “Antes, as pessoas faziam filas na porta da escola, tinham que esperar na tentativa de concorrer a uma vaga. Hoje, com a seleção, todos têm a mesma possibilidade de acesso à nossa escola”, disse. 

A professora de língua portuguesa Tânia Maria de Almeida também destaca o processo de ensino e aprendizagem como um dos diferenciais da unidade de ensino. “Buscamos formar um aluno crítico, valorizamos o conteúdo, mas nosso processo de formação também busca fazer com que o aluno tenha a capacidade de opinar. Mais do que formar uma pessoas que tenha conhecimentos teóricos, temos a meta de formar seres humanos, como cidadãos”, destacou.

A estudante Caroline Cocco chegou ao Colégio da Polícia Militar em 2013, com 16 anos, está no segundo ano do ensino médio e destaca a importância da formação que recebe para o seu futuro. “Passamos o dia inteiro na escola e além de cursarmos o ensino médio, também saímos com um curso profissional, o que nos prepara para o mercado de emprego”, enfatizou.

 

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Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS), requerendo ao Secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a criação de um Centro de Referência de Política de Enfrentamento à Violência contra as mulheres.
De acordo com o requerimento, o Centro de Referência é um espaço estratégico de Política de Enfrentamento à violência contra as mulheres e visa a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento Intersetorial e interdisciplinar, com apoio psicológico, social e jurídico, às mulheres vítimas de violência.
As ações do Centro de Referência estarão pautadas no enfrentamento à todas as formas de violência contra as mulheres (violência doméstica, sexual, psicológica e moral), e na defesa de seus direitos
O autor do requerimento, vereador Wilson Carvalho, ressaltou a importância de espaços como este no combate à violência contra as mulheres.
“Na prática, a mulher que procura o Centro de Referência está procurando um lugar de escape. Ali ela será incentivada e estimulada a trabalhar suas potencialidades, possibilitando melhorias na qualidade de vida desta mulher.”
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Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína

Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.

A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.

As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.

Dança Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.

Cristiano Viana/Governo do Tocantins

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