Membros do projeto “Doe Vida”, da União Presbiteriana de Homens (UPH) da Primeira Igreja Presbiteriana de Araguaína, e os membros do projeto “Salva vidas”, do grupo de capoeira doaram sangue para ajudar a salvar vidas.

Doar sangue é um gesto de amor, um ato capaz de salvar vidas. Levando isso em consideração, no último sábado, 17, um grupo de doadores do projeto “Doe Vida”, da União Presbiteriana de Homens (UPH) da Primeira Igreja Presbiteriana de Araguaína, estiveram no Hemocentro de Araguaína. Também realizaram a doação os membros do projeto “Salva vida”, de um grupo de capoeira.

O Presidente da UPH, Daniel Lopes Coelho Araújo, ressaltou.

“os membros da Primeira Igreja Presbiteriana de Araguaína se dispuseram a ajudar na coleta de sangue, a fim de manter o estoque de bolsa de sangue na margem considerável nesse contexto de pandemia. É um ato de solidariedade e amor ao próximo!”, declarou.

“Sabemos o quanto é importante a participação destes grupos específicos tanto de igrejas quanto de empresas, auxiliando no aumento do nosso estoque de sangue. Orientamos aos interessados que desejam realizar doação, que entre em contato conosco, do setor de captação para agendarmos as coletas, além disso, repassar os critérios de  doação e preparar a equipe para recebê –los. Com a pandemia seguimos todos os cuidados e com a coleta programada destinamos aquele horário especialmente para atender aquele grupo”, destacou a responsável pela captação de doadores, Maria Wessilane Oliveira.

Agendamento

Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232, em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545, Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916, Porto Nacional no 3363-8321 e Augustinópolis pelo 3456-1309.

Critérios de doação

Para efetuar a doação é preciso observar alguns critérios como: estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 Kg; não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado; ter entre 16 e 69 anos, (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável) e portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).