55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, janeiro 19, 2026

Greve dos caminhoneiros custará R$ 15 bilhões para a economia

Os dez dias de greve dos caminhoneiros custarão R$ 15 bilhões para a economia, o equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), informou hoje (12) o Ministério da Fazenda. De acordo com a pasta, o ministro Eduardo Guardia repassou a estimativa ontem (11) em reunião com investidores em São Paulo.

Por causa da paralisação, a previsão oficial de 2,5% de crescimento do PIB para este ano poderá ser revista para baixo. O número só será divulgado no fim de julho, e o ministro não informou mais detalhes.

Na última edição do boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada todas as semanas pelo Banco Central, os analistas de mercado estimavam que a economia crescerá apenas 1,94% em 2018. Essa foi a sexta semana consecutiva de queda nas projeções. Há um mês, a projeção estava em 2,51%.

O ministro não informou o impacto que a greve dos caminhoneiros terá sobre a inflação, por causa da escassez de alimentos e da alta temporária do preço dos combustíveis provocadas pela paralisação. Segundo o boletim Focus, a previsão das instituições financeiras para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,65% para 3,82% em 2018. As projeções do Ministério da Fazenda para a inflação também só serão divulgadas no fim de julho.

Edição: Denise Griesinger
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Últimas Notícias

Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesse domingo,...

Final da Copa do Boi movimenta Santa Fé do Araguaia e impulsiona esporte e economia local

Santa Fé do Araguaia viveu uma tarde de grande...

Mercosul e UE assinam acordo histórico de livre comércio

Autoridades sul-americanas e europeias aproveitaram a cerimônia de assinatura do...

Governo do Tocantins divulga calendário escolar de 2026 com início das aulas em 2 de fevereiro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de...

Veja também