dom. jan 24th, 2021

Governo do Tocantins finaliza recuperação das estradas internas do Manuel Alves

Finalizada a recuperação de 86 km de estradas no Projeto Manuel Alves, na região sudeste. Foram executados serviços de patrolamento e recuperação de pontos críticos em todas as estradas e acessos aos lotes no perímetro do Distrito de Irrigação.

O Governo do Tocantins finalizou a recuperação de 86 km de estradas no Projeto Manuel Alves, na região sudeste. Foram executados serviços de patrolamento e recuperação de pontos críticos em todas as estradas e acessos aos lotes no perímetro do Distrito de Irrigação, iniciados no último dia 5, por equipes técnicas da Residência de Dianópolis, da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

O Distrito conta com pouco mais de 3,5 mil cultivados, dos 5 mil hectares brutos, produzindo cerca de 850 toneladas de frutas por mês, sendo a banana com maior produção, seguida da manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia e limão.

“Foi feito um excelente serviço de manutenção das estradas, ficou perfeito, e em nome de todos os produtores do distrito gostaria de agradecer o Governo do Tocantins, a secretária Juliana Passarin e sua acessoria nas pessoas de Francis e Marcus pelo apoio”, declarou o produtor e presidente do Distrito, Rodrigo Adamante.

De acordo com Adamante, nesse período, era para estar escoando bastante banana do projeto, mas o corona vírus impactou em 40% a comercialização da fruticultura local. “Devido as escolas e feiras livres estarem paradas e nosso pico da safra em abril e maio, mês passado a Agropillati fez a doação de 20 toneladas de banana entre órgão institucionais e pessoas que realmente estão passando necessidade, tudo para não jogar produto fora”, afirmou.

O superintendente de Irrigação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Marcus Carlos Costa Santos, destacou que os serviços de manutenção melhoram o sistema logístico e facilitam o desenvolvimento da cadeia produtiva. “A recuperação das vias internas dos projetos públicos de irrigação é uma ação constante do Governo do Tocantins, devido ao intenso tráfego de caminhões que escoam a produção dos projetos exigindo essa atenção”, afirmou.

“Estradas vicinais em situações precárias são um entrave ao desenvolvimento da agricultura. Melhorar as condições de trafegabilidade, de acordo com projetos ambientalmente sustentáveis, garante o escoamento da produção, além de melhorar as condições da população que moram no entorno dos distritos de irrigação”, explica a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin.

Segundo o engenheiro residente da Ageto em Dianópolis, Leandro Araújo, a manutenção das estradas internas do projeto de irrigação Manuel Alves é muito importante. “Essa demanda merece ser atendida, porque é uma região produtora, a recuperação das estradas irá melhorar não só o acesso aos lotes, como também garantir que os produtos cheguem ao seu destino com qualidade”, finalizou.

Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Revelada doença que torna organismo vulnerável à COVID-19

Cientistas da Universidade Washington em St. Louis (EUA) acreditam que os produtos alimentícios durante a pandemia eram considerados seguros, uma vez que, mesmo que haja vírus na superfície deles, o ácido...

Mormo: Tocantins suspende aglomeração de equídeos em cinco municípios e estabelece restrições em 12 limítrofes

Nessa sexta-feira, 22, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da portaria nº 021, publicada no Diário Oficial, suspendeu qualquer aglomeração de equídeos nos municípios de Santa Fé do...

Suspeito de praticar maus-tratos contra suas irmãs idosas são presos pela Polícia Civil em Palmas

Segundo o delegado José Antônio, às duas senhoras estariam sendo submetidas a situações desumanas e degradantes em uma residência localizada no centro da cidade de Paraíso. Conforme o Delegado, durante...

Rejeição a Bolsonaro sobe para 40% e aprovação cai para 31%, segundo Datafolha

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro aumentou para 40% e voltou a superar a aprovação, segundo mostra novo levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (22). Na pesquisa de popularidade realizada...