Governador Carlesse participa de encontro virtual com líderes educacionais

Governador Carlesse participa de encontro virtual com líderes educacionais

A superação dos desafios e as conquistas para a área da Educação, mesmo em período de pandemia, foram os assuntos abordados durante um encontro virtual ocorrido nesta quarta-feira, 31, entre o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e mais de 900 líderes educacionais do Estado. O evento contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar. Além de diretores regionais de educação, técnicos das Regionais, diretores escolares e equipe da Seduc.

A continuidade das aulas, de maneira remota, e a entrega de kits de alimentação para os alunos, foram algumas das ações que contaram com a participação e colaboração dos servidores da Educação. O esforço foi reconhecido pelo governador Carlesse que afirmou ter o melhor time de educadores.

“A nossa Educação tem os melhores diretores, os melhores professores e a prova disso é que os trabalhos não pararam, mesmo em um ano tão desafiador como foi o ano passado e como está sendo este”, afirmou.

Entre as ações realizadas para diminuir os impactos da pandemia na Educação, está a entrega de mais de 300 mil kits de alimentos distribuídos para os estudantes da rede estadual e, também, para as redes municipais de ensino. Esta ação, conforme destacou a secretária Adriana Aguiar, foi executada mediante grande comprometimento, numa verdadeira corrente de solidariedade que envolveu todos os servidores da rede estadual.

O evento também destacou ações como o programa, TO de casa NO ENEM, que contou com atividades on-line e entrega de material, para a preparação dos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Houve ainda, a entrega de 433 veículos escolares relacionados ao programa Toca pra Escola. Todos os municípios do Estado foram contemplados com, no mínimo, dois ônibus. Além disso, também receberam veículos as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), as escolas agrícolas e as Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A secretária Adriana Aguiar destacou que a adoção dessas medidas só foi possível por meio da seriedade e compreensão, que pautam a Gestão Estadual. “É muito honroso trabalhar com um Governo que planeja e executa aquilo que promete, sem deixar de lado a estabilidade do Estado. Eu acredito que esse é o Governo certo, na hora certa, fazendo a coisa certa”, afirmou.

Obras

O encontro discutiu também demandas relacionadas à infraestrutura como entrega de novas escolas, projeto de climatização das escolas existentes e conclusão de obras paradas.

Quanto a isso, a secretária Adriana Aguiar informou que, o calendário deste ano, prevê entregas e assinatura de Ordens de Serviço (OS) de várias obras. Neste início de ano foram entregues duas grandes obras de reforma e ampliação de escolas, sendo a Escola Estadual Anita Cassimiro Moreno, no município de Aliança do Tocantins, e a Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Paraíso do Tocantins.

Já para abril, por exemplo, estão previstas as entregas do Complexo Esportivo de Arraias, que era uma demanda antiga da população, e da Escola de Tempo Integral no setor Maracanã, em Araguaína, com capacidade para 1.500 alunos.

Ainda para o mês de abril, estão previstas as assinaturas das ordens de serviço para a retomada das obras de mais duas escolas de tempo integral, sendo uma em Pedro Afonso e outra no setor Nova Araguaína, em Araguaína.

Laiane Vilanova/Governo do Tocantins