55.3 F
Nova Iorque
terça-feira, novembro 18, 2025

FPA finaliza relatório do REDD+ e avança em agenda sustentável no Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) sediou uma reunião da comissão de análise do contrato REDD+, promovida pela Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), com a participação de representantes do setor produtivo e da equipe técnica da Casa de Leis. O encontro teve como objetivo finalizar o documento técnico referente ao Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que será apresentado ao governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), no próximo dia 5.

A comissão técnica foi criada a partir de deliberação efetuada em uma reunião da FPA, realizada no dia 23 de setembro, na Presidência da Aleto, por proposta do deputado Gutierres Torquato (PDT), presidente da Frente Parlamentar. A iniciativa foi aprovada por parlamentares e representantes do agronegócio como forma de garantir entendimento técnico e transparência sobre o programa desenvolvido pelo Governo do Estado.

De acordo com informações do Executivo Estadual, o Programa REDD+ Tocantins é uma iniciativa pioneira voltada à valorização da conservação das florestas e à redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso da terra. O programa abrange todo o território tocantinense — cerca de 27,7 milhões de hectares, dos quais aproximadamente 11 milhões são áreas de floresta, localizadas nos biomas Amazônia e Cerrado.

Para o presidente da FPA, deputado Gutierres Torquato, o momento representa a consolidação de um esforço conjunto em prol do setor produtivo. “O agronegócio tem se unido no mesmo propósito e seguido o mesmo ideal, construindo aquilo que fortalece o desenvolvimento econômico e o potencial do nosso Estado. Hoje encerramos um ciclo e daremos um passo importante na próxima semana, com a entrega de avanços significativos para o agronegócio tocantinense”, destacou.

Já o vice-presidente da Frente, deputado Eduardo Mantoan (PSDB), enfatizou a importância técnica do relatório elaborado. “Acompanhei de perto todos os desdobramentos e avanços nas novas formatações do REDD+, que dialogam com as políticas públicas e os atores envolvidos nesse processo. O documento que será entregue ao governador consolida as diretrizes para os próximos passos dessa agenda estratégica”, afirmou.

Por Rodrigo Martins

Últimas Notícias

OABTO ajuizará ADI contra os valores confiscatórios da Lei de Emolumentos Cartorários do Tocantins

Em um passo decisivo para a defesa dos direitos...

Indicação de Derrite para relatar PL Antifacção amplia crise entre Planalto e Hugo Motta

A nomeação do deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de...

Presidente da Câmara acelera projeto e quer votar regras para aplicativos ainda em novembro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),...

Justiça determina reestruturação urgente do Caps II e da Residência Terapêutica de Araguaína após inspeção do MPTO

Após inspeção realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO),...

Veja também