Na manhã desta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) sediou uma reunião da comissão de análise do contrato REDD+, promovida pela Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), com a participação de representantes do setor produtivo e da equipe técnica da Casa de Leis. O encontro teve como objetivo finalizar o documento técnico referente ao Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que será apresentado ao governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), no próximo dia 5.
A comissão técnica foi criada a partir de deliberação efetuada em uma reunião da FPA, realizada no dia 23 de setembro, na Presidência da Aleto, por proposta do deputado Gutierres Torquato (PDT), presidente da Frente Parlamentar. A iniciativa foi aprovada por parlamentares e representantes do agronegócio como forma de garantir entendimento técnico e transparência sobre o programa desenvolvido pelo Governo do Estado.
De acordo com informações do Executivo Estadual, o Programa REDD+ Tocantins é uma iniciativa pioneira voltada à valorização da conservação das florestas e à redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso da terra. O programa abrange todo o território tocantinense — cerca de 27,7 milhões de hectares, dos quais aproximadamente 11 milhões são áreas de floresta, localizadas nos biomas Amazônia e Cerrado.
Para o presidente da FPA, deputado Gutierres Torquato, o momento representa a consolidação de um esforço conjunto em prol do setor produtivo. “O agronegócio tem se unido no mesmo propósito e seguido o mesmo ideal, construindo aquilo que fortalece o desenvolvimento econômico e o potencial do nosso Estado. Hoje encerramos um ciclo e daremos um passo importante na próxima semana, com a entrega de avanços significativos para o agronegócio tocantinense”, destacou.
Já o vice-presidente da Frente, deputado Eduardo Mantoan (PSDB), enfatizou a importância técnica do relatório elaborado. “Acompanhei de perto todos os desdobramentos e avanços nas novas formatações do REDD+, que dialogam com as políticas públicas e os atores envolvidos nesse processo. O documento que será entregue ao governador consolida as diretrizes para os próximos passos dessa agenda estratégica”, afirmou.


