55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 7, 2025

Festival da Cultura Japonesa Acontece nos dias 14 e 15 de agosto em Palmas

Credito-Festival-do-Japao-460x306Celebrando os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, a Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Comunicação Social, realiza nos dias 14 e 15 de agosto, em Palmas, o 7º Festival da Cultura Japonesa. O evento será realizado na praça dos Girassóis, sempre a partir das 18h, com entrada franca.

As comemorações contarão com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, além de diversas autoridades locais. Uma novidade é a presença do robô foca “Parô”, que ficou conhecido mundialmente em 2011 por ajudar na recuperação e interação das vítimas do tsunami no Japão.

O Festival contará com as atrações musicais nacionais Joe Hirata e Edson Saito, além de shows da Orquestra Sinfônica da Cidade Amada, Tambores do Tocantins e Taiko Koendaiko (Tambores tradicionais). A estrutura contará ainda com praça de alimentação onde serão comercializados pratos tradicionais como Sushi, Sashimi, doces, Yakisoba e Sakerinha. No local haverá ainda a presença de restaurantes da Capital, parceiros do evento.

Além das atrações musicais e gastronômicas, o evento irá realizar oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o “Tanabata”, ritual de preces tradicional, também aberto ao público.

O 7º Festival da Cultura Japonesa tem o patrocínio do Palmas Shopping, Meridional John Deere, Agrex, Gastrocentro, Akc Diagnósticos, Camed, Case, Encanel, Moromizato Cartório e Tabelionato de Protestos, Emília Kaori Nakamura Ito, Nelson Kazuo Nakamura, Mery Tossa Nakamura, Fernando Miyamoto, Industec. O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Embaixada do Japão, PMW SUP, FLY27, Quartetto Supermercado, Nagay, Kampai, Expresso Sushi, Valhalla, Wr Gráfica e Editora e Frango Norte.

A Associação Cultural Nipo Brasileira do Tocantins

Fundada em 15 de junho de 1996, a Associação Nipo Brasileira do Tocantins, atualmente tem 100 famílias associadas, chegando ao total de 350 membros contando também com integrantes de forma indireta. Tem o objetivo de unir as famílias nipo-brasileiras que mesmo estando longe do Japão e sua comunidade, cresçam e possam manter sua cultura e suas tradições vivas.

A associação oferece eventos culturais diversos para toda a comunidade dentro de seu calendário oficial, além de grupos de atividades diversas como o Grupo de Taikô Koendaiko (Tambores tradicionais). Qualquer pessoa interessada pode se associar.

Últimas Notícias

Ex-deputado Lázaro Botelho recebe Medalha do Mérito Eleitoral do Pará 2025 em Belém

O ex-deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho, foi um...

Câmara Municipal de Araguaína recebe Selo Diamante de Transparência

O presidente Max Fleury recebeu, durante a sessão desta...

Encontro do PL60+ reúne lideranças no Tocantins e reforça protagonismo de Eduardo Gomes para 2026

O encontro estadual do PL60+, realizado nesta sexta-feira, 5,...

Wanderlei é recebido por multidão em Palmas e agradece aliados em discurso

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, foi recebido por...

Veja também

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus 

Sinopse: O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.