A Fesserto (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Tocantins) recebeu sindicatos filiados para discutir interesses urgentes dos servidores públicos e definir um cronograma de ações para cobrar soluções do governo do Estado: atualização da data-base conforme a inflação dos últimos 12 meses, mudanças na Lei 1818, que trata do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado e progressões de interesse das categorias integraram a lista de reivindicações da Federação que estiveram em foco durante o encontro. A reunião ocorreu na terça-feira, 6 de junho.

De acordo com o consenso firmado entre os sindicalistas, a Federação levará documento para oficiar ao governo. O foco é participar ativamente do processo de alteração da lei 1818 e levar contribuições ao Executivo, requerer agilidade e comprometimento do Estado na hora de conceder a data-base aos servidores estaduais com o estabelecimento de índice que atenda a real necessidade dos servidores e tratar das progressões pendentes aos servidores do quadro geral, que são peculiares aos sindicatos, mas serão levadas em pauta coletiva.

Participaram do encontro o Seet (Sindicatos dos Profissionais de Enfermagem), Sinfito (Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Tocantins), Sindifiscal (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins) e Sindagro (Sindicato dos Profissionais da Defesa Agropecuária).