55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Ex-prefeito de Novo Acordo e mais duas pessoas são denunciadas pelo MPE por fraude a licitações

O Ministério Público Estadual (MPE) apresentou à Justiça denúncia criminal contra o ex-prefeito de Novo Acordo José Coelho Neto e mais duas pessoas pela prática de fraudes a processos licitatórios. Segundo a denúncia, foram fraudadas as cinco principais licitações realizadas pelo município no ano de 2015, voltadas à construção de obras públicas. Um total de R$ 1.169.466 em recursos públicos estão envolvidos.

A Promotoria de Justiça de Novo Acordo explica que foi burlado o caráter competitivo das licitações, por ter deixado o município de publicar os respectivos editais de abertura em jornal de grande circulação, contrariando o que determina a Lei nº 8.666/93. Em decorrência da falta de publicidade, apenas uma empresa (CSP Engenharia e Segurança Eirele) participou das cinco concorrências.

“Será que não havia no Estado outras empresas interessadas em participar do certame, levando em conta o considerável valor das licitações e ainda a proximidade de Novo Acordo com a capital? Na realidade, o motivo da ausência de concorrentes é outro”, aponta a Promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi no texto da denúncia.

A Promotoria de Justiça ainda relata que foi formada uma associação para os crimes. Isso porque a empresa vencedora das licitações era de propriedade da esposa de Yuri Lopes Vanderlei, que havia sido contratado para prestar assessoria técnica ao município e inclusive atuava junto aos servidores da área de licitações e contratos. Com isso, ele teria atuado para favorecer a empresa da esposa.

Yuri Lopes Vanderlei e Cherlane Souza Paz, proprietária da CSP Engenharia e Segurança Eirelea época da contratação, também foram denunciados à Justiça, além do prefeito, que teria conhecimento das irregularidades.

Outra evidência de fraude é que os contratos referentes a três das cinco licitações foram assinados no mesmo dia, em 10 de agosto de 2015. 

Flávio Herculano

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...