Conecte-se conosco

Estado

Estado prepara oficiais para o desenvolvimento de ações estratégicas

Foto 1 - Formatura CAO - Capitão Cândido- por Ademir dos AnjosCom foco no desenvolvimento de uma formação estratégica para a Polícia Militar (PM) do Tocantins, o governo do Estado, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), implantou em Palmas o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que em sua primeira turma formou 40 militares.  Desde a criação do Tocantins, os militares tocantinenses faziam o curso em outros estados da Federação.

Ao longo da especialização, os capitães da PM recebem formação para o desenvolvimento e planejamento de ações estratégicas que possam refletir diretamente na segurança da população. É o que destaca o tenente coronel da Academia Policial Militar Tiradentes (APMT) – instituição responsável pela realização do curso – Marizon Mendes Marques. 

“O curso é um dos pré-requisitos para que os capitães da Polícia Militar sejam promovidos a major e que vão atuar na área de comando, o que exige uma visão estratégica e planejamento na tomada de decisões. É nesse sentido que o curso buscou formar os militares, dando ferramentas para que eles possam estar preparados para desenvolver mecanismo para garantir mais segurança para a população”, ressaltou.

Com carga horária de 450 horas/aula, sendo 90h/a para pesquisa de campo, os participantes da primeira turma do curso tiveram a oportunidade de visitar a Polícia Nacional da Colômbia, que desponta na América Latina como uma das mais eficientes em gestão e tecnologia, para conhecimento e troca de experiências.

Benefícios

De acordo com o coronel Luiz Cláudio Benício, comandante geral da PM, a realização do curso no Tocantins fez com que os capitães fossem capacitados para desenvolver ações que vão ao encontro das necessidades locais. “Esse curso aplicado aqui no Tocantins vem instruir e preparar nosso policias para futuras funções, fazendo com que esses jovens oficiais possam contribuir ainda mais com o nosso comando”, disse.

O coronel Walter Ribeiro dos Santos participou do curso e, para ele, a formação deu uma nova visão para as ações de comando da PM. “Passamos a ter conhecimento das ferramentas, das funções de comando. O gestor precisa ter uma boa visão e com o curso fomos capacitados para perceber as necessidades da população”, ressaltou.

Para o coronel Cândido Marques Soares, que também participou da formação, a implantação do curso em Palmas representa economia para o Estado. “Antes era preciso sair do Tocantins para fazer esse curso, o Estado tinha que arcar com bolsas e, além disso, no período do curso continuamos atuando”, apontou.

Continue lendo

Estado

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS), requerendo ao Secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a criação de um Centro de Referência de Política de Enfrentamento à Violência contra as mulheres.
De acordo com o requerimento, o Centro de Referência é um espaço estratégico de Política de Enfrentamento à violência contra as mulheres e visa a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres, por meio de atendimento Intersetorial e interdisciplinar, com apoio psicológico, social e jurídico, às mulheres vítimas de violência.
As ações do Centro de Referência estarão pautadas no enfrentamento à todas as formas de violência contra as mulheres (violência doméstica, sexual, psicológica e moral), e na defesa de seus direitos
O autor do requerimento, vereador Wilson Carvalho, ressaltou a importância de espaços como este no combate à violência contra as mulheres.
“Na prática, a mulher que procura o Centro de Referência está procurando um lugar de escape. Ali ela será incentivada e estimulada a trabalhar suas potencialidades, possibilitando melhorias na qualidade de vida desta mulher.”
Continue lendo

Estado

Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína

Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.

A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.

As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.

Dança Tocantins

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.

Cristiano Viana/Governo do Tocantins

Continue lendo

                   

Política8 horas atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política16 horas atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque1 dia atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado1 dia atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...

Política1 dia atrás

Zênis de Aquino Dias, pecuarista, é cotado para ser vice na chapa de Paulo Mourão

Cotado para a candidatura a vice-governador do petista Paulo Mourão nas eleições deste ano. Em Araguaína, Zênis já foi vereador...

Política3 dias atrás

Milton Ribeiro, ex-ministro do governo Bolsonaro, foi preso em operação da PF contra irregularidades no MEC

Agentes cumprem cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e...

Destaque3 dias atrás

PF investiga empresários suspeitos de superfaturar preço de leitos para Covid no Tocantins

Nesta quarta-feira, 22 de junho, a Polícia Federal realizou uma operação para apurar negócios que possam estar associados a atividades...

Destaque3 dias atrás

TRE reverte a decisão de afastar Josi Nunes e seu vice-prefeito por corrupção eleitoral

o Tribunal regional Eleitoral (TRE-TO) manteve Josi Nunes (União Brasil) e Gleydson Nato (PL) nos cargos de prefeita e vice-prefeito...

Política3 dias atrás

MP apura denúncia de incitação ao racismo praticada por vereador de Araguaína

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, instaurou procedimento para apurar caso...