quarta-feira, setembro 17, 2025

Empresas brasileiras sofrem com fraudes que ameaçam levar negócios à falência

Uma pesquisa da consultoria PwC revelou que 62% das empresas brasileiras foram vítimas de fraudes financeiras só em 2022. O Banco Central registrou, no primeiro trimestre de 2023, 2.800 tentativas de fraude por minuto. Esse cenário acende um alerta para que as empresas se protejam desse tipo de situação.

A contabilidade desempenha um papel crucial na identificação de fraudes e erros de gestão, desde a prevenção de irregularidades, intencionais ou não, até problemas fiscais. Andressa Garcia, especialista contábil da Aliança Assessoria Contábil e Financeira, destaca que muitos gestores procuram profissionais de contabilidade apenas após a concretização das fraudes. “A contabilidade é responsável por detectar e prevenir irregularidades financeiras, como resultados falsificados, transações irregulares e desvios de receitas. Esses processos envolvem controle interno, auditoria e monitoramento”, explica.

As auditorias contábeis incluem a análise de registros e documentos financeiros. Outra ferramenta é a perícia contábil, que é mais específica do que a auditoria e é direcionada a um determinado setor. A especialista ainda destaca que as empresas podem optar por prestadores de serviços terceirizados para realizar essas atividades.

Andressa também observa que empresas com um número elevado de funcionários podem se beneficiar da implementação de práticas de compliance. “Dependendo das necessidades, o compliance ajuda a distribuir funções entre os profissionais envolvidos com questões fiscais, criando diferentes pontos de verificação e controle. Por exemplo, quem realiza os pagamentos não deve fazer o registro contábil, que será conferido por outro profissional”, explica.

Além de evitar problemas, que até podem levar a empresa à falência, as fraudes financeiras podem prejudicar a imagem e a reputação da organização. Quando irregularidades são reveladas, a confiança do público na marca diminui rapidamente. Por isso, as empresas que se comprometem com a transparência e a ética, investindo em medidas preventivas para evitar fraudes saem na frente quando o assunto é segurança.

Por Redação

Últimas notícias

PEC da Blindagem: Deputados do Tocantins votam para se proteger da Justiça e revoltam a população

Brasília ferveu nesta terça-feira (16)! Em uma votação histórica...

PF deflagra segunda fase da Operação Pacto de Concreto em Porto Nacional

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a...

Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças

Primeira proposta enviada à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)...

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta...

Prefeito e Câmara em Guerra Aberta em Colinas após Vídeo com Ameaça Velada

A já conturbada relação entre o Prefeito de Colinas,...

Artigos Relacionados

Categorias populares