sábado, outubro 18, 2025

Em parceria com Embrapa, Lázaro Botelho destina emenda de R$ 500 mil para fortalecimento do agronegócio

O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas-TO) destinou emenda no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em apoio a realização do 34º Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS), iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que acontecerá entre os dias 9 a 12 de setembro em Palmas.

Segundo a Chefe-Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, o objetivo principal do evento é fortalecer o agronegócio no cenário brasileiro, reunindo produtores rurais, técnicos das iniciativas pública e privada, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de empresas privadas, entre outros profissionais, para debater as novidades do setor, especialmente das duas culturas agrícolas.

A edição será realizada pela primeira vez na região norte. As instituições e o governo do Tocantins terão uma grande oportunidade de posicionar o estado como um grande centro do agronegócio, em especial numa das mais importantes fronteiras agrícolas do centro-norte, o MATOPIBA.

“Ter um parlamentar da Bancada Federal do Tocantins apoiando essa iniciativa, reforça o envolvimento e o compromisso do legislativo ao desenvolvimento econômico do nosso estado, em especial do agronegócio”, declarou Danielle.

Para Lázaro Botelho, membro da Frente Parlamentar Agropecuária na Câmara dos Deputados, eventos como o CNMS são fundamentais para fomentar parcerias, que trazem recursos e investimentos para o setor à medida em que criam novas oportunidades na região.

“O Matopiba é destaque do agronegócio nacional, com a maior média em crescimento da produção de grãos, chegando a 20% ao ano. Assim, entendemos que o Congresso Nacional de Milho e Sorgo é o lugar ideal para reunir experiências exitosas, desafios a serem vencidos e oportunidades em temas ligados às duas culturas agrícolas, sem esquecer do enfoque na produção sustentável e na proteção ao meio ambiente e à biodiversidade”, declarou o parlamentar.

Últimas notícias

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Novo biofungicida controla fungos de solo com até 80% de eficiência

Uma bactéria encontrada no Cerrado pode fortaceler o combate...

Artigos Relacionados

Categorias populares