Jocirley de Oliveira, secretário municipal da Educação de Araguaína, foi entrevistado pelo jornalista Geovane Oliveira do Portal omelhordaamazônia. O secretário falou sobre a educação no município relatando o trabalho realizado pela Pasta para melhorar significativamente a aprendizagem em todo o município .Um dos pontos destacados por Jocirley foi as melhorias na área de infra-estruras e nas ofertas de vagas na rede municipal, além de prêmios conquistados. Confira :
Geovane Oliveira: O senhor foi professor e agora atua como secretário da educação, ou seja, conhece as duas funções. O que é mais fácil? Ser professor ou secretário?
Jocirley de Oliveira–Na realidade, nenhuma das atividades são fáceis, principalmente quando você abraça elas, pois você sabe que tem que produzir e dar respostas positivas a sociedade. Por exemplo: o professor que acha que atividades de docência é fácil é porque não tem muito compromisso com a qualidade do ensino, não se responsabiliza pelo aprendizado do aluno. Da mesma forma é o cargo de secretário. Enfim, são atividades que requer muitas habilidades e desprendimento em virtude de que são atividades que formam cidadania, formam pessoas, por isso requer muito esforço profissional e principalmente o desejo de ter êxito no trabalho.
Geovane Oliveira: Para o senhor, qual a importância dos trabalhos de funcionários contratados para o município de Araguaína?
Jocirley de Oliveira: ‘Eu sou servidor de carreira da secretaria de educação e acredito que não haja diferença entre os servidores efetivos e os contratados. Ambos devem desempenhar suas atividades com muita responsabilidade e compromisso com a qualidade dos serviços prestados a sociedade, entretanto o que diferencia é o vínculo empregatício: um grupo de pessoas pertencem a uma empresa e outro ao município, no entanto ambas desempenham atividades importantes, portanto não vejo diferença.
Geovane Oliveira: Secretário, como o senhor visualiza a educação de Araguaína no futuro ?
Jocirley de Oliveira: Hoje nós demos um salto muito grande, principalmente em resultado de avaliação externas que não são aplicados pela prefeitura de Araguaína e nem pela secretaria da educação do município. São aplicadas por órgãos externos e isso nos dá garantia de que o nosso trabalho está sendo significativo pelos resultados apresentados. Tivemos muitos avanços na oferta de matriculas e na ampliação, construção e formação continuada dos professores que devem ser priorizados dentro da estrutura porque a qualificação que melhora o processo e o ensino. Enfim efetivamos mais de 300 professores aprovados nos últimos concursos, ou seja, foram muitas conquistas em 2015. Os resultados estão aí. Conquistamos prêmios a nível nacional, isso nos dá garantia de que o nosso trabalho está dando certo e que nós vamos continuar buscando melhoras para que esses resultados apareçam. A educação de Araguaína contribuiu muito para que o município aparecesse entre os cinco municípios que se destacaram em todo o território nacional na área que não é bem desenvolvida no país e a educação contribuiu muito para isso.
Geovane Oliveira: Para o senhor secretário, quais são os pontos que a educação deve melhorar nos próximos anos?
Jocirley de Oliveira: Da mesma forma que nós estamos conquistando bons resultados, nós também não podemos esquecer dos problemas. Ainda temos um desafio pela frente, que é de inserir na rede municipal 4 mil crianças, que nós acreditamos que precisa estudar, e também ampliar a rede. Principalmente na questão de algumas escolas, que precisamos ter mais ofertas de vagas.
Geovane Oliveira: Para o próximo ano o professor vai continuar tendo assistente ou não, secretário?
Jocirley de Oliveira: Os assistentes continuam nas turmas que mais necessitar, como no caso dos berçários, nós iremos manter sem problema algum, ou seja, cada caso que surgir a secretaria vai analisar individualmente.
Geovane Oliveira: Para encerrar, qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para a população araguaínense?
Jocirley de Oliveira: Primeiro de tudo, eu quero agradecer aos professores que desenvolveram durante o ano de 2015 e aos pais, e dizer para a população de Araguaína que continuem acreditando na escola pública, pois as pessoas que estão no comando dessa estrutura vão continuar trabalhando para que cada dia a educação do nosso município melhore mais.
Por: Geovane Oliveira