sexta-feira, outubro 17, 2025

Eduardo aponta “erro formal” do Governo e comprova que decreto do Executivo se referiu a Lei já extinta

DSC_6075O deputado Eduardo Siqueira Campos (PTB) afirmou, durante a sessão vespertina desta quarta-feira, 25, que o Governo segue devendo o pagamento do realinhamento salarial aos servidores da Polícia Civil, mesmo após a edição do decreto 5.193, de 10 fevereiro, em virtude de “erro formal”. Segundo Eduardo Siqueira, o Governo atacou uma Lei que não estava mais em vigor.

Além de reafirmar seu entendimento de que decreto não pode suspender uma Lei, ainda assim, Eduardo Siqueira disse também que o decreto 5.193, de 10 de fevereiro de 2015, teve o objetivo de sustar os efeitos financeiros da Lei 2.851/14, de 9 de abril de 2014. No entanto, segundo o deputado, a referida Lei não estava mais em vigência quando da publicação do decreto. O parlamentar argumentou que a Lei 2.883 de 24 de junho de 2014, que concedeu a data base a estes servidores republicou a mesmas tabelas já com novos valores,  e acabou por revogar a Lei 2.851.“O decreto atacou uma Lei que não está mais em vigência. Portanto, o Governo deve pagar os servidores da Polícia Civil”, afirmou.

Eduardo Siqueira explicou que quando existem duas leis que tratam do mesmo tema e quando a mais recente engloba todos os efeitos da primeira, esta passa a ser a única vigente. “Minha participação é somente a título de colaboração ao Governo do Estado, para corrijam este “erro formal”, afirmou.  

Decisão Judicial

O deputado Eduardo Siqueira Campos ocupou a tribuna e relatou que mais um professor aprovado no concurso da Unitins conseguiu decisão favorável à sua posse em até cinco dias, sob pena da Magnífica Reitora ser responsabilizada civil e criminalmente, em caso de descumprimento da decisão. A decisão é da 3ª Vara dos Feitos das Fazendas e Registros Públicos de Palmas.

Élcio Mendes 

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares