sexta-feira, outubro 17, 2025

DPE acompanha a situação dos indígenas da Aldeia Takaywrá, em Lagoa da Confusão

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) acompanha a situação de cerca de 40 indígenas Krahô, da Aldeia Takaywrá, a 40 km de Lagoa da Confusão, que estão sendo retirados temporariamente de onde vivem devido a situação de calamidade no local, com a cheia do Rio Formoso. O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria em Gurupi oficiou a Defesa Civil e a Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a situação e, com isso, os indígenas estão sendo transferidos para um acampamento montado em um ginásio, na cidade de Lagoa da Confusão.

De acordo com o coordenador do Nuamac Gurupi, defensor público Leandro Gundim, a retirada da comunidade indígena teve início nesta quarta-feira, 14, e será realizada até que todos tenham sido resgatados.

No último dia 23, a equipe do Núcleo esteve na Aldeia e verificou as péssimas condições devido a cheia do Rio. A situação foi considerada pela Defensoria como de calamidade pública. “No último domingo, dia 11, os representantes da Aldeia fizeram contato com a Defensoria informando que o rio voltou a subir. Com isso, oficiamos os órgãos competentes relatando a situação de completo isolamento e as condições insalubres na Aldeia, recomendando a retirada imediata dos indígenas do local”, disse o Defensor.

A situação
Na Aldeia, a DPE identificou que por não terem lugar apropriado para fazer suas necessidades fisiológicas básicas, os indígenas estão utilizando a água do rio para essa finalidade, mas utilizam água da mesma fonte para o consumo humano, para lavar peças de vestuário e, ainda, para lavar utensílios de cozinha.

Com a cheia do Rio Formoso, o entorno da Aldeia Takaywrá ficou completamente alagado. Como os indígenas da comunidade não possuem motor de popa ou combustível para trafegarem pelo rio, ficaram isolados.

Fotos enviadas à DPE pelos indígenas, no último domingo, mostram que a cheia, que já havia alagado o entorno da comunidade, chegou às casas da Aldeia.

Autor(a): Ascom DPE-TO

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares