Foram horas de livre recreação, atividades educativas e de orientação promovidas pelas cinco cooperativas de Araguaína empenhadas na realização do Dia de Cooperar, o Dia C. A mobilização aconteceu no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, CAIC, na manhã do sábado (06) e envolveu mais de 200 voluntários nas ações. A estimativa em Araguaína é de que cerca de 300 crianças tenham passado pelo evento, somando mais de 1000 atendimentos.
A Unimed Araguaína, a Unicred, a Cooperativa dos Transportes Autônomos de Passageiros de Araguaína (Cooperlota), a Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia (Valecoop) e a Cooperativa de Moto Táxi (Coopermoto) somaram esforços em Araguaína na programação e execução do Dia de Cooperar, que teve início com apresentação do coral Lions-Unimed, com músicas que falam de amor e solidariedade.
Para o presidente da Unimed e representante da Unicred, Dr. Luiz Carlos Oliveira, o propósito é estimular o sentimento de generosidade nas pessoas beneficiadas pela ação. “Nós precisamos mostrar que um trabalho feito em grupo, de forma cooperada, pode chegar a várias pessoas”. Opinião semelhante à da representante da OCB em Araguaína, Gianna Machado, que enfatizou a realização do evento em todo o Brasil. “Hoje, uma grande comemoração uniu diversas cooperativas de Norte a Sul do Brasil. E é agregando o trabalho voluntário e participativo que vamos conseguir alcançar a meta de beneficiar mais 1,4 milhões de pessoas em todo o país”.
As diversas atividades oferecidas puderam ser aproveitadas por todos. A recreação com pula-pula, escorregador, teatro de fantoche e jogos cooperados prenderam a atenção e o entusiasmo dos pequenos. Na parte das ações voltadas para educação e orientação, profissionais da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal fizeram palestras sobre drogas e trânsito. Para os pais, a equipe da saúde promoveu atendimentos de aferição de pressão e teste de glicemia. Teve também oportunidade para quem quis cuidar da beleza ou fazer pinturas no rosto.
O presidente da Cooperlota, David Silva, considerou o resultado gratificante. “Trabalhar com crianças é a oportunidade de ensinar a elas que juntos somos mais em prol do bem comum”. Houve também a distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e brindes. Para quem esteve envolvido diretamente na execução das atividades, o sentimento de satisfação é unânime. “Ver a alegria das pessoas com algo que nós podemos oferecer é compensador”, contou uma das voluntárias, Patrícia Alves.
A iniciativa dessa integração social é do Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), em parceria com as unidades estaduais e cooperativas de todo o Brasil.