O congressista norte-americano Brad Sherman disse nesta quinta-feira que espera iniciar o processo de impeachment do presidente Donald Trump de obstruir a justiça ao demitir o ex-diretor do FBI, James Comey.
“Não há razão para que isso não aconteça antes do Congresso”, disse Sherman, um democrata da Califórnia, ao Los Angeles Times. “Todos os dias, Donald Trump mostra que a saída dele da Casa Branca seria bom para o nosso país”.
A declaração acontece no momento em que o novo Congresso de maioria democrata se reúne na quinta-feira, em meio à paralisação do governo dos EUA. A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse que não descartaria o impeachment de Trump, mas aconselhou que o Escritório do Conselho Especial Robert Mueller apresentasse seu relatório sobre a investigação de conluio da equipe republicana com a Rússia durante a eleição de 2016.
Trump caracterizou a investigação como uma “caça às bruxas” política que não produziu evidências em mais de um ano. As autoridades russas, por sua vez, negaram ter interferido nas eleições dos EUA.
Sherman apresentou pela primeira vez uma proposta semelhante em 2017, dizendo que Trump violou a lei ao demitir Comey pela investigação sobre a Rússia. O projeto de lei não obteve apoio suficiente na época Câmara dos Deputados controlada pelos republicanos. Mas enquanto a investigação continua, Sherman disse que está buscando um apoio mais forte no novo Congresso para a nova medida.
sputniknews