Conecte-se conosco

Estado

Começam nesta segunda-feira inscrições para processo seletivo de brigadistas florestais no Tocantins

Serão 80 vagas distribuídas em oito cidades do estado.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Começam nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o processo seletivo simplificado para frequência no Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Tocantins.
 
Lançado no Diário Oficial do Estado no dia 09 deste mês, a publicação nº 6083 autoriza o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  a realizar o  processo seletivo simplificado para a contratação de 80 brigadistas.
De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas em oito municípios do Estado, sendo: (16) vagas para Palmas, (10) para Araguaína, (10) para Gurupi, (10) para Porto Nacional, (10) Colinas do Tocantins, (10) para Araguatins, (10) para Dianópolis e (04) para Paraíso do Tocantins.

O edital completo pode ser acessado no endereço https://bit.ly/3N2PN1G
As inscrições são gratuitas e realizadas de forma virtual por meio do Formulário de Inscrição, disponível no endereço https://bit.ly/3efxszD, no período de 16 a 26 de maio, das 10h do primeiro dia, às 18h do último dia.  No momento da inscrição o candidato deverá fazer a opção do local onde deseja realizar a prova, que será também o local de realização do curso, caso seja classificado.
 
 As provas acontecerão nos municípios de  Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis.
A relação dos candidatos inscritos será divulgada no site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (www.bombeiros.to.gov.br) no dia 27 de maio de 2022.  

Processo seletivo

O processo seletivo consistirá no Teste de Aptidão Física (TAF) e preenchimento dos demais requisitos constantes no edital. O TAF será realizado no dia 30 de maio, na Unidade Bombeiro Militar (UBM) para a qual o candidato se inscreveu. De caráter classificatório e eliminatório, o TAF visa avaliar a capacidade do candidato para o desempenho das atribuições referentes às exigências próprias da função de brigadista.

O TAF

O Teste de Aptidão Física consiste em caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato.
Segundo o cronograma, a lista com o resultado do TAF e a convocação dos candidatos classificados para a matrícula no curso será publicada no dia 01 de junho no site do Corpo de Bombeiros Militar: www.bombeiros.to.gov.br
Curso de Formação
Os classificados serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais, a ser realizado entre os dias 06 e 10 de junho, nas sedes das Unidades do CBMTO. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas, sendo que as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

 
Recurso

O recurso foi repassado via Termo de Execução Descentralizada – TED, da Semarh, na ordem de um milhão e trezentos mil reais para a contratação de 80 brigadistas florestais temporários. Os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido.

O Coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, ressalta a importância da medida no reforço das equipes de bombeiros militares que já são, nessa época do ano, destinadas exclusivamente ao combate de incêndio florestal. “Esse trabalho é feito nos quartéis, é separada uma equipe só pra atender esse tipo de ocorrência, e esses brigadistas vão reforçar essas equipes, inclusive, apoiando as brigadas municipais quando elas se depararem com incêndios que fujam da sua capacidade de resposta. É muito importante esse reforço nesta época mais crítica”, destaca Coronel Alves.
Continue lendo

Estado

Prefeitura terá horário de atendimento diferenciado a partir do dia 1º de julho

Alteração será durante todas as segundas-feiras de julho, das 13 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 8 às 13 horas. Nos demais dias da semana, o atendimento seguirá normalmente das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fotos: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína publicou o decreto nº 130/22, no Diário Oficial n° 2.576, o texto trata sobre o expediente nas repartições públicas durante o mês de julho. A partir do dia 1º, o horário de funcionamento nas segundas-feiras será das 13 às 18 horas e às sextas-feiras, das 8h às 13 horas. Os demais dias da semana não tiveram alteração.

Segundo o documento, a medida é válida até o dia 1º de agosto e não irá interferir na qualidade dos serviços prestados e também não se aplica às unidades de serviços considerados essenciais, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e o Hospital Municipal Eduardo Medrado.

Vacinação continua
A vacinação continuará disponível seguindo ao horário de atendimento das UBS (Unidades Básicas de Saúde) que passarão por alterações devido ao decreto, com exceção da UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína, Manoel Maria (Cimba) e José Rezende (Setor Alto Bonito), que manterão o horário de funcionamento estendido das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Outras unidades
Nas demais UBS, o atendimento será durante todas as segundas-feiras de julho das 13 às 18 horas e às sextas-feiras das 7h30 às 19 horas.

Os locais são: UBS Araguaína Sul, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Maria dos Reis (Setor Barros), Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte e Manoel dos Reis (Jardim das Flores).

Outro local para a população que procura pelo imunizante é o ponto em frente à Câmara Municipal. No mês de julho, o posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.

Giovanna Hermice

Continue lendo

Estado

Com novo decreto, Prefeitura mantém recomendação do uso de máscara em locais fechados em Araguaína

Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27, traz também a obrigação do uso em unidades de saúde e no transporte público e mantém outras medidas sanitárias para conter novo crescimento de casos da covid-19.

Foto: Marcos Sandes/Ascom

O uso de máscaras de proteção facial mantém sendo recomendado pelo Município em locais fechados. Além da recomentação, em todos os serviços de saúde e transporte em Araguaína passam a ter exigência do uso do acessório de proteção individual pelo Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27. O documento também mantém outras medidas sanitárias para conter o novo crescimento de casos da covid-19, que tem ocorrido em todo Brasil.

“Estamos agindo de forma preventiva. Já temos experiência de que a máscara e a higienização estão entre as formas mais efetivas para evitar a contaminação. Outra proteção é a vacina e todos devem se vacinar. A vacina é amplamente oferecida nas UBS (unidades básicas de saúde) e na Câmara Municipal.”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

De acordo com o decreto, fica determinado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para entrar em locais fechados para atendimento de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e unidades particulares e públicas. Ficam também obrigado ao uso os passageiros e condutores de transporte coletivo urbano como táxis, mototáxis, ônibus e outros transportes coletivos.

Em outros locais fechados, como comércios, indústrias e bancos, a máscara continua sendo recomendada.

Medidas sanitárias
Dentre as outras medidas mantidas estão orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, como período de isolamento, que pode ser de sete dias, desde que a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Quanto à procura da vacina contra covid-19, os principais desafios da Saúde de Araguaína estão nas doses de reforços. Das 302.120 aplicações da vacina, apenas 50.824 foram imunização de reforço, o que corresponde a 16,82% da taxa de vacinação.

Além do ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal, 15 unidades básicas de saúde estão disponíveis para imunização. Os locais e horários de funcionamento podem ser conferidos no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/

Covid-19 em crescimento
Araguaína zerou o número casos ativos de covid-19 pela primeira vez, desde o início da pandemia, no último dia 4 de abril, e o número de atividade da doença continuou menor que 10 até o dia 6 de junho. Nessa data, foram registrados 14 novos casos. Na sequência do mês, houve um aumento escalonado para 70 novos casos no dia 14 de junho e no último boletim publicado, no dia 24, já eram confirmados 94 novos casos.

A utilização de leitos UTI (unidade de terapia intensiva), que atendem toda região, também estava zerada e agora passou para 60% de ocupação. Dos seis internados, um é de Araguaína e os outros cinco são de fora. Enquanto no mês de maio não haviam sido registradas mortes, boletim do último dia 23 trouxe a primeira dos últimos dois meses.

No Brasil, a média móvel de novos casos registrou 8.897 novos casos em maio, sendo a menor desde fevereiro. Nesse momento, essa média saltou para 58.771, mais de seis vezes maior que a menor.

Unidades de atendimento
A Prefeitura de Araguaína retomou o horário estendido de atendimento na UBS José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com 3 médicos por período.

Aos fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, a população deve procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.

Como denunciar
Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: 3411 5640, 99949 5394  e 99972 6133.

Marcelo Martin

Continue lendo

                   

Política53 minutos atrás

Agir 36 realiza evento para apresentar pré-candidatos em Gurupi no dia 6

A executiva estadual do Agir 36 (antigo PTC) está convidando os filiados ao partido para o primeiro encontro estadual da...

Política5 horas atrás

Em Palma, Gleisi Hoffmann disse que está trabalhando para unir os partidos em torno da candidatura de Paulo Mouro

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, teve o primeiro encontro da federação “Brasil Esperança” no Tocantins nesta quinta-feira,...

Geral6 horas atrás

Estado do Tocantins registra saldo positivo de mais de 1,8 mil postos de trabalhos formais em maio

Saldo acumulado de janeiro a maio é de mais de 6,1 mil postos de empregos formais.

Estado6 horas atrás

Prefeitura terá horário de atendimento diferenciado a partir do dia 1º de julho

Alteração será durante todas as segundas-feiras de julho, das 13 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 8 às 13...

Destaque1 dia atrás

Alexandre de Moraes encaminha petição para PGE analisar suposta interferência de Bolsonaro na PF

A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga alegações de Sérgio Moro.

Estado2 dias atrás

Com novo decreto, Prefeitura mantém recomendação do uso de máscara em locais fechados em Araguaína

Decreto nº 131/22, publicado no Diário Oficial do Município nº 2.576, dessa segunda-feira, 27, traz também a obrigação do uso...

Destaque2 dias atrás

Quartel do Corpo de Bombeiros Reformado é Entregue pelo Governo do Tocantins

Projeto tem objetivo de reforçar o ensino com foco na organização militar, disciplinando crianças e adolescentes na prática cidadã por...

Destaque2 dias atrás

Senadores protocolam pedido de CPI para apurar corrupção no Ministério da Educação

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jean Paul Prates (PT-RN) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) protocolaram nesta terça-feira (28) o requerimento de...

Destaque2 dias atrás

Região norte do Tocantins tem Ordem de Serviço autorizada pelo Governo e receberá obras em rodovias estaduais

Rodovias que ligam Wanderlândia, Riachinho e Piraquê vão receber obras de conservação e manutenção do Plano de Pavimentação, Recuperação e...