sábado, outubro 25, 2025

sábado, outubro 25, 2025

Capacitação em Piscicultura realiza dia de campo em Araguaína

Capacitação em Piscicultura realiza dia de campo em Araguaína

Piscicultura-11Curso faz parte do Projeto Peixe Mais, que trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema tanque-rede

Nesta sexta-feira, dia 7, em Araguaína, será realizado o Dia de Campo da Capacitação em Piscicultura que envolve 40 produtores e técnicos de vários municípios do Tocantins. O evento inicia a partir das 8 horas, na Chácara Riacho Fundo, a cerca de 500 metros à esquerda do Cemitério Jardim das Paineiras. O objetivo é aprimorar as tecnologias utilizadas pelos produtores e técnicos em sua região.

A aula de campo, que é o último dia da capacitação, tratará sobre levantamento altimétrico. A ideia é de que, após a palestra, os técnicos tenham condições de operar um nível topográfico, realizando levantamentos altimétricos para projetos de conservação de solos (marcação de curvas de nível), irrigação, construção de viveiros escavados etc. O foco é na construção de viveiros escavados.

Os participantes estão discutindo, desde o último dia 5, temas como abate e importância da qualidade do pescado para a comercialização, prevenção de doenças e planejamento na aquicultura e deterioração e processamento do pescado.

Esse é o terceiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui no sistema de viveiro escavado. Os demais módulos foram em agosto e setembro deste ano. A capacitação faz parte do Projeto Peixe Mais, que também trabalha com o cultivo de tambaqui no sistema de tanque-rede.

Piscicultura

A piscicultura constitui um dos setores emergentes do agronegócio brasileiro. No estado de Tocantins, este setor tem apresentado um crescimento de 833% entre 2000 e 2011, atingindo o total de 12.412 toneladas. Neste sentido, a piscicultura representa uma atividade estratégica tanto para a economia como para a segurança alimentar do estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josué Luz, a região do Tocantins tem um grande potencial econômico, por causa das altas temperaturas, que a torna ideal para a criação de peixe. “Ao final do curso, os participantes serão capazes de orientar os produtores no cultivo de peixe em viveiros escavados” destacou.

A capacitação é promovida pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Com informações da Embrapa)

Últimas notícias

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Após requerimento de Jorge Frederico, Procon realiza megaoperação contra bebidas adulteradas no Tocantins

Após a suspeita de intoxicações por metanol em bebidas...

PF apreende grande carga de cocaína em pista clandestina e prende cinco pessoas em Arraias

Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão...

Artigos Relacionados

Categorias populares