sáb. jan 23rd, 2021

Câmara de Palmas fecha ano com balanço positivo de ações e propostas que visam melhorias para a Capital

Focada na busca de melhorias para a qualidade de vida da população da Capital, a Câmara de Palmas fechou o ano de 2017 com um balanço positivo de ações e propostas. De autoria do Legislativo, foram 1.698 requerimentos e 207 projetos apresentados apenas este ano, o que demonstra o comprometimento dos vereadores para com os palmenses.

Os parlamentares requereram do Executivo principalmente a revitalização de áreas públicas, melhorias na sinalização viária e serviços de infraestrutura. As solicitações foram feitas pela própria população, que procurou os vereadores na busca de atendimento às suas reivindicações.

Além disso, a Casa se manteve aberta à sociedade e realizou várias audiências públicas para debater questões como drogas, cobranças abusivas de energia elétrica e água, prestações de contas, dentre outras. “Isso demonstra que a Câmara cumpriu sua parte e que nossa política de transparência não foi apenas uma promessa, é algo que foi e está sendo cumprido”, frisou o presidente da Casa, vereador Folha Filho (PSD).

Projetos

Entre os projetos de lei apresentados pelo legislativo este ano, merecem destaque o que propõe a instituição da política de desenvolvimento da pesca sustentável no lago com adoção de medidas efetivas para o estímulo de reposição de alevinos e melhoria da qualidade de vida dos pescadores, de autoria do vereador Folha Filho e o que prevê a aplicação de multa em casos de assédio, de autoria do vereador Gerson Alves (PSL).

Também foi apresentado projeto que visa a criação de uma campanha cujo objetivo é alertar a população sobre a depressão infantil e a violência autoprovocada na adolescência, de iniciativa da vereadora Laudecy Coimbra (SD) e outro que sugere a instalação de caixas receptoras de medicamentos vencidos em farmácias, de autoria da vereadora Vanda Monteiro (PSL).

Concurso Público

Visando o aumento do número de servidores efetivos na Câmara de Palmas, o concurso público já é uma realidade. O certame será realizado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O presidente afirmou que aguarda a divulgação do cronograma das atividades para este mês de dezembro e que pretende dar posse aos novos concursados em maio de 2018.

Números

Este ano foram realizadas 74 sessões ordinárias, e 61 extraordinárias sem remuneração para os parlamentares. Um total de 294 matérias foram deliberadas na Casa, sendo aprovadas 117 propostas entre Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar, Projeto de Decreto legislativo, Proposta de Emenda a Lei Orgânica, Projetos de Resolução e Medidas Provisórias.

De acordo com o presidente da Câmara, 2017 foi um ano de muito trabalho. “Atuamos sempre em busca de benefícios para a população, com propostas que realmente visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. E esse trabalho continua no ano que vem”, destacou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mormo: Tocantins suspende aglomeração de equídeos em cinco municípios e estabelece restrições em 12 limítrofes

Nessa sexta-feira, 22, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da portaria nº 021, publicada no Diário Oficial, suspendeu qualquer aglomeração de equídeos nos municípios de Santa Fé do...

Suspeito de praticar maus-tratos contra suas irmãs idosas são presos pela Polícia Civil em Palmas

Segundo o delegado José Antônio, às duas senhoras estariam sendo submetidas a situações desumanas e degradantes em uma residência localizada no centro da cidade de Paraíso. Conforme o Delegado, durante...

Rejeição a Bolsonaro sobe para 40% e aprovação cai para 31%, segundo Datafolha

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro aumentou para 40% e voltou a superar a aprovação, segundo mostra novo levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (22). Na pesquisa de popularidade realizada...

Bombeiros são acionados para retirar motorista preso na cabine do caminhão

Cerca de 8 km de Miranorte sentido, Araguaína um motorista de 42 anos morreu em acidente na BR-153. A ocorrência foi na manhã desta sexta-feira, 22, por volta das 7h30....