Rodoviária de Araguaína e áreas públicas de Cariri do Tocantins começaram a receber a limpeza. Em Palmas, chuva atrapalhou a programação e serviço vai começar na terça-feira.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Tocantins começaram na noite desta segunda-feira (18) a operação para desinfectar as 20 cidades que mais concentram casos do novo coronavírus no estado. Em Araguaína, que lidera o ranking de casos totais, a rodoviária foi um dos pontos que passou pela limpeza. Já Cariri do Tocantins, que tem a maior incidência da doença levando em consideração a população, vários espaços públicos foram higienizados.

Em Palmas, a chuva que atingiu a cidade ao longo do dia atrapalhou a programação. O inicio do trabalho na capital foi adiado para a terça-feira (19). Estão programadas ações na Avenida JK, Unidades de Pronto Atendimentos, Hospital Dona Regina, feiras cobertas, e em frente aos bancos na Avenida Tocantins, em Taquaralto. Durante o fim de semana, o Exército fez a higienização do aeroporto.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil fazem parte da operação — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil fazem parte da operação — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Equipes da capital foram deslocadas para o Bico do Papagaio, no extremo norte do estado, onde há concentração de municípios a serem desinfectados. Elas estão nas cidades desde o domingo (17) fazendo o levantamento de pontos que possuem aglomerações. A aplicação do produto também começou no início da noite.

Os militares devem ficar nas ruas pelo menos até 1h e o pedido é para que os moradores não saiam de casa. O trabalho vai se repetir nos próximos dias. A limpeza é feita usando caminhões auto bomba tanque, motobombas portáteis e bombas costais motorizadas. A solução espalhada é de água com 12% de hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária.

Em boa parte dos municípios que estão passando pela limpeza, foi decretado lockdown, ou bloqueio total, desde o último sábado (16). O Tocantins tem quase 1,5 mil casos de Covid-19 e mais de 30 pessoas já morreram pela doença em todo o estado.

Fonte G1 Tocantins