O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, foi convidado pela secretária de Estado da Educação, Wanessa Zavarese, a discutir nesta sexta-feira, 17, em Palmas, a ajuda da ATM para mobilização de prefeitos e dirigentes municipais de educação em torno do cumprimento de metas dos programas Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão. Ainda, Mariano se reuniu com colegiado de doutores e mestres da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com atuação em extensão e pesquisa nos Municípios tocantinenses, para parceria da Associação com a UFT.

A secretária Wanessa apresentou indicadores dos resultados alcançados pelos programas até este mês de novembro. “Precisamos avançar ainda mais no processo de alfabetização de crianças e adolescentes, pois não alcançamos todas as metas estipuladas pelo programa, e o ano letivo está acabando. Nisso, precisamos do envolvimento dos prefeitos, dirigentes e coordenadores desses programas no cumprimento das metas”, disse. Os programas são resultado da parceria entre Estado, Municípios e Instituto Ayrton Senna – esse último idealizador dos projetos que evitam a distorção e defasagem idade-ano e a falta de alfabetização que ocasiona a repetência do aluno.

O presidente da ATM disse que socializará com os prefeitos a preocupação da SEDUC quanto ao alcance dos programas nos Municípios. “Vamos promover um encontro com representantes dos 59 municípios onde os programas são executados, e traçar um perfil de atuação para as prefeituras contribuírem com a execução integral dos programas e os resultados por eles alcançados” destacou Mariano. Os programas Acelera Brasil, Circuito Campeão e Se Liga atendem 1.485 turmas da rede Municipal de Ensino, ao alcançar 31.485 alunos, em 59 cidades do Tocantins. O encontro entre SEDUC, ATM, secretários municipais de Educação e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) está previsto para ocorrer dia 28 de novembro, em Palmas.

UFT

Na Universidade Federal do Tocantins, Mariano ouviu do corpo colegiado de mestre e doutores, no ato representado pela Vice-Reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, sobre a possibilidade de parceria da universidade com a ATM, para o trabalho de interlocução com os prefeitos, no sentido de facilitar os trabalhos de extensão e pesquisa nos Municípios. “Queremos arranjos institucionais que possibilitem o conhecimento por parte da comunidade dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade”, disse Medeiros. Por sua vez, Mariano disse que a aproximação da “UFT com os Municípios possibilitará o diagnostico das demandas sociais, ao passo que contribuirá para a elaboração de políticas públicas que de fato cheguem à ponta, a quem mais precisa”, destacou o presidente da ATM, que colocou a entidade municipalista à disposição da UFT para a cooperação técnica.

Por fim, ATM e UFT deverão promover um encontro de prefeitos e colegiado da universidade para apresentarem a parceria e discutirem em conjunto as possibilidades de atuação das instituições e das prefeituras.

Victor Morais/Ascom ATM