A relação entre música, natureza e ciência ganha um novo capítulo nesta sexta-feira, 28, com o lançamento oficial do projeto “8 Cantos do Cesamar”, que estará disponível a partir da meia-noite nas principais plataformas digitais: YouTube, Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Tidal.
A iniciativa, realizada pela Kowalski Produções e contemplada pela Lei Aldir Blanc, via Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura, é assinada pela produtora Thaise Kowalski e pelo artista Daniel Kowalski, que transformou sons de aves do Parque Cesamar em um álbum instrumental inédito.
O álbum nasceu a partir de sete visitas guiadas ao Parque Cesamar, em Palmas, conduzidas pelo ornitólogo Túlio Dornas.
Durante as imersões, foram captados cantos e ambientações sonoras de mais de 50 espécies de aves que habitam o parque — um dos principais espaços verdes da capital tocantinense. Com esses registros, Daniel Kowalski desenvolveu oito composições instrumentais inéditas, que recriam, traduzem e reimaginam a musicalidade natural das aves por meio de arranjos sutis, melódicos e atmosféricos.
O resultado é uma obra que convida o público a escutar a cidade a partir da sua natureza, valorizando a rica biodiversidade do Cerrado, a preservação ambiental e a relação afetiva dos moradores com o Cesamar. Com a realização do projeto, Daniel Kowalski reforça a importância de iniciativas culturais que dialogam com o território e aproximam a comunidade de seus espaços naturais. O álbum, além de artístico, torna-se também um registro ambiental sonoro do Parque Cesamar e um convite para que mais pessoas conheçam e valorizem a avifauna local.
Uma busca artística e sensorial
Conhecido por compor a partir de paisagens sonoras naturais, Daniel Kowalski explica que já faz um tempo observa os pássaros, tentando entender algo além do que eles parecem dizer. “Gostaria de compreender não apenas os cantos na sua linguagem material (…) Quero buscar informações codificadas há milhões de anos e que estariam acima da linguagem transmitida em vibrações, algo que existe além do que os meus sentidos poderiam descrever com clareza. Talvez a música dos pássaros — e do universo como um todo — seja mesmo uma ponte que atravessa dimensões. Por meio dela, espero me aproximar um pouco dos cantos das aves que moram num parque no meio da cidade de Palmas. Esse projeto representa uma busca por descobrir algo novo que possa me tornar uma pessoa melhor.”
Ele acrescenta ainda que a sensibilidade presente em cada faixa faz do álbum uma experiência que ultrapassa o campo musical: é também contemplativa, meditativa e ecológica.
Acessibilidade e democratização da arte
O projeto também reforça o compromisso com a inclusão. Todo o conteúdo de divulgação do álbum conta com descrições detalhadas e uso da hashtag #paratodosverem, ampliando o acesso para pessoas com deficiência visual.
Além disso, o álbum estará disponível gratuitamente nas plataformas digitais, garantindo que qualquer pessoa — de Palmas ou de qualquer parte do mundo — possa ouvir e se conectar aos sons do Cerrado.
Onde ouvir
A partir da meia-noite desta sexta-feira, 28, o público poderá acessar o álbum 8 Cantos do Cesamar nas seguintes plataformas:
• YouTube
• Spotify
• Deezer
• Apple Music
• Amazon Music
• Tidal


