domingo, outubro 26, 2025

55.3 F
Nova Iorque
domingo, outubro 26, 2025

Produtor rural tem até 30 de setembro para entregar a Declaração do ITR 2025

O prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025 começou no dia 11 de agosto e vai até 30 de setembro, conforme determinação da Instrução Normativa RFB nº 2.273/2025. A declaração é obrigatória para todos os proprietários, detentores de domínio útil ou possuidores de imóvel rural, incluindo casos como bens, condomínios e perda da posse.

A não entrega dentro do prazo implica em multa de 1% ao mês ou fração sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 50,00, podendo ser objeto de lançamento de ofício pela Receita Federal. Além desse impacto financeiro, a irregularidade pode gerar impedimentos sérios, como bloqueio de certidões negativas, impossibilidade de venda do imóvel e restrição ao acesso a crédito rural e políticas públicas, uma realidade reforçada pelo cruzamento de dados entre órgãos federais.

Para Andressa Garcia, especialista contábil da Aliança Contabilidade o ITR deve ser visto como uma oportunidade de manter a propriedade regularizada e não apenas como um imposto obrigatório. “A declaração do ITR passa longe de ser apenas mais uma obrigação fiscal, ela garante a regularização da propriedade, evita penalidades e, ao mesmo tempo, abre caminhos para crédito e valorização do imóvel. Na Aliança Contabilidade, orientamos os produtores rurais a aproveitar os benefícios legais e evitar complicações com o fisco”, destaca Andressa.

A correta declaração da DITR também traz benefícios e segurança jurídica. A inclusão dos dados de propriedade, uso da terra e número do CAR, em substituição ao antigo Ato Declaratório Ambiental (ADA), permite excluir áreas de preservação permanente ou reserva legal da base de cálculo do imposto, reduzindo o valor a pagar. Ainda, ela assegura o cumprimento legal, facilita o acesso ao crédito rural e contribui para o planejamento patrimonial e sucessório do imóvel.

Mais recente

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Veja também