55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 30, 2025

Deputados estaduais tomam posse na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2025/2026

Neste sábado (1º), os deputados estaduais eleitos para compor a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins tomaram posse em cerimônia realizada na sede do Poder Legislativo. O evento marcou o início do mandato para o biênio 2025/2026, com Amélio Cayres (Republicanos) assumindo a presidência da Casa. A solenidade contou com a presença de parlamentares, servidores e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que também discursou durante a ocasião.

Amélio Cayres, eleito presidente da Assembleia, destacou em seu discurso a importância da união e da governabilidade, reforçando que o apoio ao governo estadual não compromete a autonomia do Legislativo. “Meu apoio e o apoio desta casa ao governador Wanderlei Barbosa não comprometem a autonomia deste parlamento. Pelo contrário, acreditamos que nosso papel é somar esforços para ver a transformação. Precisamos aliar forças para mudar a vida dos cidadãos”, afirmou.

O presidente também agradeceu ao deputado Léo Barbosa (Republicanos), eleito 1º vice-presidente, que, segundo Cayres, renunciou ao mandato de forma legítima e humilde, depositando nele a confiança para assumir a presidência. “Quero fazer um agradecimento especial ao nosso vice-presidente Léo Barbosa, que de forma legítima foi eleito unanimemente por esta casa, mas interpelado pelas questões da lei. O Léo, de forma humilde, depositou em mim a confiança de um mandato que seria dele”, disse.

Além de Amélio Cayres e Léo Barbosa, a mesa diretora será composta por Cleiton Cardoso (Republicanos) como 2º vice-presidente, Vilmar de Oliveira (SD) como 1º secretário, Janad Valcari (PL) como 2º secretário, Luciano Oliveira (PSD) como 3º secretário e Marcus Marcelo (PL) como 4º secretário.

Novos servidores e compromisso com o povo tocantinense

Durante o discurso, Amélio Cayres também abordou a questão dos aprovados no concurso da Assembleia Legislativa, anunciando que a posse dos novos servidores está prevista para começar em março. “Estamos montando o cronograma para chamar os aprovados a partir do mês de março, e estaremos empossando no mínimo 50 novos servidores”, declarou.

O governador Wanderlei Barbosa, presente na cerimônia, elogiou a capacidade de união demonstrada pelos deputados na eleição da nova mesa diretora. “Compreendendo o quanto é histórico, o quanto é importante esse momento. Primeiro pela capacidade de convergência de vossa excelência, que fez com que esta casa caminhasse em unidade para um novo mandato. Vi poucas vezes isso ocorrer aqui. É uma capacidade importante que nós temos, que o senhor tem, de aglutinar seus colegas em torno de um projeto de coerência e cuidado com o povo tocantinense”, afirmou o governador.

A cerimônia de posse reforçou o compromisso dos parlamentares com a governabilidade e a busca por melhorias para a população do Tocantins. A nova mesa diretora assume com a missão de conduzir os trabalhos legislativos nos próximos dois anos, com foco em projetos que visam o desenvolvimento do estado e o bem-estar dos cidadãos.

Composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (2025/2026):

  • Presidente: Amélio Cayres (Republicanos)
  • 1º vice-presidente: Léo Barbosa (Republicanos)
  • 2º vice-presidente: Cleiton Cardoso (Republicanos)
  • 1º secretário: Vilmar de Oliveira (SD)
  • 2º secretário: Janad Valcari (PL)
  • 3º secretário: Luciano Oliveira (PSD)
  • 4º secretário: Marcus Marcelo (PL)

Por Geovane Oliveira, com informações do G1 Tocantins

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também