55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 28, 2025

PT, PSB e PC do B articulam federação partidária para que esquerda tenha maior bancada na Câmara

Federação de esquerda teria 92 deputados, o que lhe garantiria a condição de maior bancada. União Brasil, resultado da fusão do PSL e DEM tem 82 deputados, mas muitos devem sair para o PL

O PT está articulando a formação de uma federação partidária com PSB e PCdoB no Congresso Nacional. O fato é relevante porque garantirá à esquerda a maior bancada na Câmara dos Deputados. Com a formação da federação, a bancada de esquerda teria 92 deputados. A segunda maior bancada seria a da União Brasil, partido resultante da fusão entre PSL e DEM, com 82 deputados -mas estima-se que vários parlamentares do PSL deixarão o partido rumo ao PL, acompanhando Bolsonaro. A federação poderá ser, ao lado do PSOL, a base parlamentar de um eventual governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir de 2023.

No Senado, a criação da federação PT-PSB-PCdoB não terá impacto, pois apenas o PT tem bancada com senadores, seis. O PCdoB não tem nenhum e o PSB elegeu três, mas eles deixaram o partido. Jorge Kajuru foi para o Podemos, Leila Barros para o Cidadania e Vital do Rêgo para o MDB.

Em setembro deste ano, o Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que permite aos partidos se reunirem em federação. Pelo texto aprovado, as legendas são obrigadas a permanecer unidas por um período de quatro anos e teriam que atuar juntas nas esfera federal, estadual e municipal.

Fonte: 247

Últimas Notícias

PF prende coronel do Exército no Tocantins por participação em trama golpista

A Polícia Federal cumpriu, neste sábado (27), dez ordens...

Wanderlei Barbosa presta última homenagem a Moisés Avelino, em Paraíso

Em reconhecimento à trajetória e em solidariedade pelo falecimento...

Vereador Gabriel do Dito promove Natal Solidário e reforça atuação social em Araguanã

O vereador de Araguanã Gabriel do Dito (PP) realizou,...

Governo estadual decreta luto oficial pela morte do ex-governador Moisés Avelino

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou luto oficial...

Veja também