quinta-feira, outubro 16, 2025

Presidente da ATM, Jairo Mariano, participa de reuniões da CNM e SUDAM em Brasília

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou nesta terça-feira, 04, em Brasília, de reunião da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tratou de pautas municipalistas a serem defendidas durante a XXI Marcha a Brasília. Além disso, participou de reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/SUDAM) que discutiu a prorrogação de incentivos fiscais dados pela SUDAM e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Na reunião do Conselho Político da CNM, entidade no qual é vice-presidente, Jairo Mariano discutiu com lideranças municipalistas do país as questões que serão tratadas na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, bem como a pauta prioritária do movimento municipalista para o exercício de 2018. Entre os temas de destaque está a situação das creches e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a determinação de contabilidade própria para a área da Educação e a solicitação de audiência com a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, sobre a distribuição dos royalties de petróleo do Pré-Sal aos municípios brasileiros.

“O encontro serviu para alinhar as decisões e os temas a serem discutidos na Marcha, além das estratégias para angariar o maior numero de participantes ao evento municipalista”, disse o presidente da ATM. Segundo Jairo, o conselho político da CNM discutiu a possibilidade de o Projeto de Lei PL 8.974/2017, que trata dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tenha como relator um parlamentar de cunho municipalista. Os municipalistas querem ainda a aprovação da PEC 73/2015, que dá legitimidade a entidades nacionais que representam os Municípios de propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) em situações coletivas.

ISS

Durante o encontro, os presentes lamentaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que suspende as mudanças legais no local de incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS). Após anos de luta em busca de justiça, a decisão retirou dos Municípios, tomadores de serviço, o direito de receber o imposto arrecadado com as transações de cartões de crédito/débito, leasing e planos de saúde. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu liminar para suspender o artigo 1º da Lei Complementar 157/2016, que trata do local de incidência do ISS. Segundo a CNM, a entidade continuará trabalhando para garantir esse direito aos Municípios e que, se necessário, buscará soluções para a causa no Congresso Nacional novamente com a elaboração de novo projeto sobre o assunto.

Condel/SUDAM

Já na reunião do Condel/SUDAM, na condição de conselheiro, o presidente da ATM representou a CNM, e discutiu com os demais membros do conselho a prorrogação de incentivos fiscais e o financiamento educacional de nível superior com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO. “A prorrogação dos incentivos fiscais favorece ainda mais a consolidação do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Esses instrumentos promovem o progresso daquela região”, destacou Mariano.

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares