5ª edição do Miss Bariátrica Tocantins ocorre nesta quinta-feira

5ª edição do Miss Bariátrica Tocantins ocorre nesta quinta-feira

Com 16 candidatas inscritas, a 5ª edição do concurso Miss Bariátrica, no Tocantins, ocorre nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h30, no Palmas Shopping. O evento tem como objetivos resgatar a autoestima e festejar as mudanças que promoveram qualidade de vida às mulheres que foram submetidas à cirurgia bariátrica.

Moradora de Pugmil, Ana Cláudia Mendes Cirqueira tem 31 anos, realizou a cirurgia em setembro de 2017, já eliminou 52 kg e fala sobre os benefícios em sua vida. “A bariátrica mudou tudo em minha vida, autoestima, motivação e o desejo de estar bem comigo melhorou”, declarou.

Assim como Ana Cláudia, a moradora de Porto Nacional, Ana Caroline Fernandes Parrião, de 23 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico em junho deste ano e já perdeu 46 kg, expressou a satisfação em participar do concurso. “A bariátrica mudou a minha vida e a forma como vejo a vida. Hoje, me aceito e estou muito feliz e saudável. Tenho um resultado positivo que depende de mim mesma, seguindo focada no tratamento e na minha saúde. E este concurso é uma forma de festejar o que já conquistei até agora”, destacou.

Para a psicóloga do Hospital Geral de Palmas (HGP) e presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Fernanda Abreu, as declarações das Anas mostram o que o concurso pretende festejar. “Esse processo de mudança e o esforço em conseguir esta mudança merecem ser reconhecidos e festejados e é exatamente o que propõe o Miss Bariátrica”, destacou.

As participantes são mulheres que passaram por cirurgia bariátrica, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pela rede particular, e que alcançaram o objetivo de perder peso.

O concurso é realizado pela equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do HGP, em parceria com o Gastrocentro e o Palmas Shopping. 

Aldenes Lima/Governo do Tocantins