O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) definiu nesta quinta-feira (2) os novos nomes que irão compor o primeiro escalão de seu governo. As nomeações foram oficializadas no Diário Oficial, com data retroativa ao dia 1º de janeiro de 2025.
A decisão ocorre sete dias após a publicação do decreto que determinou a exoneração de todos os titulares de órgãos e entidades da administração direta e indireta do Tocantins. As exonerações, anunciadas em 27 de dezembro de 2024, passaram a vigorar no primeiro dia do ano.
Apesar das nomeações realizadas nesta quinta-feira, algumas secretarias permanecem sem titular. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), os serviços estão sendo mantidos normalmente, com os secretários executivos e vice-presidentes de autarquias respondendo interinamente pelos órgãos até que novos titulares sejam nomeados.
Nomeações anunciadas
Entre os cargos preenchidos estão secretarias estratégicas, a Procuradoria-Geral do Estado e a vice-presidência de uma agência estadual. Confira os nomes designados por Wanderlei Barbosa:
- Deocleciano Gomes Filho – Secretário-Chefe da Casa Civil;
- Sergislei Silva de Moura – Secretário de Estado do Planejamento e Orçamento;
- Thomas Jeferson Gonçalves Texeira – Secretário de Estado de Parcerias e Investimentos;
- Rosilene Fortunato de Souza – Secretária Particular do Governador, da Secretaria Executiva da Governadoria;
- Aguinaldo Ferreira de Lima – Vice-presidente executivo, que responderá interinamente pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS);
- Murilo Francisco Centeno – Secretário Chefe da Controladoria-Geral do Estado;
- Paulo César Benfica Filho – Secretário de Estado da Administração;
- Donizeth Aparecido Silva – Secretário de Estado da Fazenda;
- Katiuscya Alves Barbosa Chaves – Secretária de Estado da Governadoria, da Secretaria Executiva da Governadoria;
- Irana de Sousa Coêlho Aguiar – Procuradora-Geral do Estado.
Próximos passos
A expectativa agora recai sobre a definição dos titulares para as secretarias que ainda permanecem vagas. De acordo com fontes do governo, a escolha dos novos gestores deverá considerar critérios técnicos e políticos para alinhar a equipe ao plano de gestão de Wanderlei Barbosa.
Enquanto isso, a população aguarda a consolidação de uma equipe completa para garantir a continuidade dos serviços e o avanço das metas estabelecidas pelo governo estadual para 2025.
Por Geovane Oliveira