55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, outubro 27, 2025

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

 

Todas as sextas-feiras, Palmas se enche de sons e histórias com as oficinas do projeto Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade. A iniciativa oferece aulas de instrumentos musicais, com destaque para a percussão, e ainda canto coral, voltadas para pessoas idosas, promovendo encontros que unem memória afetiva, aprendizado e convivência social por meio da música.

O projeto tem como propósito levar a vivência musical para a terceira idade, valorizando a experiência de vida dos participantes e criando espaços de inclusão cultural. “O Choro carrega em suas melodias a história do Brasil e uma força de conexão que emociona gerações. Levar essa vivência para os idosos é uma forma de promover dignidade cultural, abrir espaço para que eles expressem seus talentos e, principalmente, para que se reconheçam como parte fundamental da nossa memória coletiva”, destaca o músico e responsável pela iniciativa, Iogo Landinho.

As oficinas reúnem idosos que participam do projeto de extensão Maturidade (En)Cena, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Durante os encontros, eles aprendem técnicas instrumentais e vocais, descobrem novos ritmos e, sobretudo, compartilham experiências de vida em um ambiente acolhedor.

As vivências em canto coral são conduzidas pela professora Ane Oliveira, que destaca a importância dessa prática coletiva para o bem-estar dos participantes. “O canto em grupo desperta emoções, fortalece a memória e cria laços de amizade. Para os idosos, é uma oportunidade de resgatar músicas que marcaram épocas de suas vidas e, ao mesmo tempo, experimentar a alegria de cantar em harmonia com outras vozes”, ressalta.

Para o professor de percussão Matheus Les, a cada ensaio é possível perceber o entusiasmo e a energia renovada dos participantes. “Eles chegam curiosos, com vontade de aprender e, ao mesmo tempo, nos ensinam muito. O Choro é um gênero que fala de emoção, de encontros e de resistência. Ver os idosos se apropriando disso é um privilégio e uma inspiração para todos nós”, afirma.

O projeto terá um recital final, em que os participantes das oficinas se apresentarão junto ao grupo de Choro, reafirmando o protagonismo cultural da melhor idade e mostrando ao público o resultado das vivências musicais. No dia 03 de setembro, a abertura do projeto contou com recital apresentado pelos músicos Iogo Landinho, Mateus Les, Ayrton Ferreira e Bruno Barreto, apresentado gratuitamente na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (706 Sul).

Projeto

O projeto é uma realização do músico Iogo Landinho, patrocinado por edital de Música da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura (MinC).

Ficha técnica:

Diretor Geral: Iogo Landinho

Produtor musical: Bruno Barreto

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Cerimonialista: Geyslany Landinho

Designer gráfico: Iara Malaspina

Fotografia e Videomaker: Gabriela Marques

Intérprete de libras: Thallyta Teixeira

Técnico de som: Daniel Mangaba

Professores:

Oficina de Canto Coral: Ane Oliveira

Oficina de Percussão: Matheus Les

Músicos:

Clarineta e flauta transversal: Ayrton Ferreira

Saxofone-tenor: Bruno Barreto

Guitarra acústica: Iogo Landinho

Pandeiro: Matheus Les

Cinthia Abreu

Últimas Notícias

Alessandro Borges é recebido com carinho na 23ª Cavalgada de Santa Fé do Araguaia

Santa Fé do Araguaia viveu neste domingo (26) um...

Deputado Marcus Marcelo prestigia cavalgada e destaca parceria com a prefeita Vicença Lino

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) marcou presença neste...

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Veja também