O vereador Carlos Silva do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) defende que a câmara municipal de Araguaína volte a debater o Projeto de Lei Complementar 010/2014, que dispõe sobre a Planta de Valores Genérica do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, de imóveis na área urbana de Araguaína.

Para o vereador o que aconteceu, na época em que o projeto foi aprovado na câmara, foi uma especulação imobiliária, ou seja, uma supervalorização dos imóveis, o que elevou o valor do IPTU para os contribuintes. Mas esse momento já passou, e acreditava-se que imóveis que custariam na época R$ 300 mil, na verdade custam a metade do preço. Mas hoje, o IPTU está sendo cobrado sobre os valores elevados.

O vereador Carlos defende a redução na planta de valores do IPTU da cidade. “Entendo que essa taxa cobrada pelo município de Araguaína, são absurdas e excessivas, e que não correspondem a atual realidade do mercado imobiliário local. A prefeitura está especulando através da planta de valores desatualizada, já não existe mais aquele mercado imobiliário pulsante de 4 ou 5 anos atrás. A Câmara tem que debater essa desatualização, agora é preciso que a gente tenha coragem para poder mexer nisso, e o povo precisa cobrar dos vereadores” enfatizou Carlos.